Quarta-feira, 26 de maio de 2021
Última Modificação: 26/05/2021 17:01:07 | Visualizada 2465 vezes
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, que é vice-presidente da Amuvi, informou que a taxa dos leitos hospitalares passou dos 100%.
Ouvir matéria
Os prefeitos que compõem a Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) decidiram decretar lockdown nos dias 29 e 30 de maio, 5 e 6, 12 e 13 de junho em função do aumento de casos de coronavírus (Covid-19). Um dos objetivos é não prejudicar o comércio e consequentemente a economia dos 26 municípios.
A decisão foi tomada em reunião convocada pelo presidente da Amuvi, Ylson Cantagallo, que é prefeito de Faxinal.
O aumento dos casos de Covid-19 foi debatido no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, nesta quarta-feira, dia 26 de maio, onde foram apresentados números de internamentos nos leitos de enfermaria e UTI dos hospitais de Ivaiporã, Apucarana e Jandaia do Sul.
Ylson Cantagallo explicou que a decisão pelo lockdown foi tomada em nome da vida da população. Além do lockdown os municípios adotaram o toque de recolher entre as 20h00 e 05h00 – Ivaiporã adotou a medida por meio do Decreto 13.736 de 25 de maio de 2021.
O toque de recolher conta com reforço dos fiscais das 26 prefeituras que compõem a Amuvi, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Polícia Civil e Polícia Militar. O comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, 1º tenente Vinícius de Moraes Castro, informou que a parceria entre as forças de segurança e os 26 prefeitos será reforçada para coibir ações que infrinjam as medidas de combate ao coronavírus.
No que se refere ao funcionamento dos mercados ficou determinado que apenas 1 membro da família poderá entrar e fazer compras. “Nos finais de semana irão funcionar os serviços de saúde, farmácias, coleta seletiva de lixo e abastecimento de combustível”, antecipou Ylson Cantagallo, avisando que a comercialização de bebida alcoólica ficou a critério de cada município.
“Não é hora de festas”
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, que é vice-presidente da Amuvi, informou que a taxa dos leitos hospitalares passou dos 100%. Por isso, é imprescindível adotar medidas mais rígidas. O Governo do Estado abriu o Hospital Regional de Ivaiporã para atender especialmente casos de Covid-19 e ampliou o número de leitos de enfermaria e UTI quando foi necessário.
“Inclusive há hospitais no município atendendo acima da capacidade. Portanto, a população precisa se conscientizar e parar de fazer festas em casa, chácaras ou na beira dos rios”, alertou Carlos Gil.
A venda e o consumo de bebidas alcoólicas no município serão proibidos durante a semana e se estenderá aos 3 finais de semana de lockdown. “Quando acabam as bebidas, acabam as festas. Não é hora de festas. E hora de salvar vidas”, enfatizou Carlos Gil.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã realiza II Congresso do Dia da Árvore com foco na preservação ambiental
Prefeito de Ivaiporã participa da reunião do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Vale do Ivaí