Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023
Última Modificação: 08/02/2023 17:54:15 | Visualizada 139 vezes
No dia 1º de março, às 08h00, será realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Olívia Hauptmann.
Ouvir matéria
As 3 reuniões referentes à Saúde Pública de Ivaiporã, que foram realizadas no distrito do Jacutinga, Unidade Básica de Saúde da Vila Monte Castelo e no Centro da Melhor Idade foram consideradas um sucesso pela diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão.
Após explicar como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) as equipes montaram grupos que discutiram 4 eixos envolvendo abordagens sobre Atenção Básica à Saúde, assistência farmacêutica, saúde bucal, aplicativo de agendamento, doenças sexualmente transmissíveis, urgência e emergência, classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), consultas, exames, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), contratos com os hospitais do município, internamento clínico e gestantes, atendimento em hospitais fora do município, teleatendimento, saúde mental, materno infantil, idoso, doenças crônicas e autismo – por exemplo.
Autismo
“Estou muito feliz com a participação da população usuária do SUS, porque surgiram propostas fáceis de serem executadas nos próximos 4 anos. Fiquei surpresa, por exemplo, com a necessidade de envolvimento entre as áreas da Saúde, Social e da Educação voltadas ao autista. Por isso, estão previstos projetos que irão passar a atender o autista”, informou Cristiane Pantaleão.
As reuniões também serviram para reforçar a organização da assistência farmacêutica, visando facilitar o acesso aos medicamentos para aqueles que vivem na área rural; agendas de consultas nas Unidades Básicas de Saúde; planejamento do transporte; e atendimentos na UPA 24h – por exemplo. “As sugestões dadas pela população foram muito interessante, porque nos ajudam a melhorar o processo de trabalho. Além disso, o contato entre os profissionais de saúde e a população colaborou com a identificação de algumas problemáticas”, contou a diretora.
Nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, houve um encontro entre prestadores e profissionais de saúde na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) para analisar as propostas de melhorias sugeridas pela população. Foram apresentadas 4 temáticas: Atenção Básica, Urgência e Emergência, Média Complexidade e Controle Social e Participação da Comunidade
E, no dia 1º de março, às 08h00, será realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde serão validadas as propostas apresentadas nas 3 reuniões.
Criação do SUS
Antes da criação do SUS, as políticas eram mais voltadas à recuperação e não à prevenção de doenças. Para quem trabalhava formalmente existia o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), enquanto a outra parte da população não tinha garantia alguma.
O SUS foi definido na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, com o debate de 3 temas: A Saúde Como Dever do Estado e Direito do Cidadão; Reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e o Financiamento Setorial – durante 5 dias, 4 mil participantes e 135 grupos de trabalho. “Por isso, o debate entre profissionais e a população é fundamental para traçar metas e melhorar os atendimentos na saúde pública de Ivaiporã”, comparou Cristiane Pantaleão.
A 3ª reunião contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde e dos vereadores José Maurino Carniato e Josane Disner Teixeira.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã realiza II Congresso do Dia da Árvore com foco na preservação ambiental
Prefeito de Ivaiporã participa da reunião do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Vale do Ivaí