Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Fortalecimento

Prefeitura de Ivaiporã apresenta Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Agricultura e Pecuária

Sexta-feira, 10 de março de 2023

Última Modificação: 11/03/2023 10:03:21 | Visualizada 269 vezes

As diretrizes de trabalho foram apresentadas pelo diretor do Departamento de Agricultura, Carlos Barra Oliveira.


Ouvir matéria

Nesta sexta-feira, dia 10 de março, a Prefeitura de Ivaiporã apresentou estudos do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Agricultura e Pecuária, elaborado pelo Departamento de Agricultura com apoio do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).

Há cerca de 30 dias, Carlos Barra Oliveira assumiu o Departamento de Agricultura, a convite dos prefeitos Carlos Gil (licenciado) e Marcelo Reis (em exercício). Durante este período, se reuniu produtores, associações e instituições ligadas ao agronegócio – representadas no salão nobre – para estabelecer o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Agricultura e Pecuária.

As diretrizes de trabalho participativo, educativo e democrático, que visam apoiar e desenvolver ações vinculadas ao associativismo e ao cooperativismo, foram apresentadas pelo diretor Carlos Barra Oliveira. “Um dos desafios é valorizá-los e fortalecê-los, porque os resultados dependem de organização, produtividade e comercialização da produção agrícola”, afirmou o diretor.

 

Diversificação

O incentivo e apoio às atividades de diversificação de culturas e criações nas propriedades do município de Ivaiporã ligadas à olericultura, fruticultura, piscicultura, avicultura, sericicultura/bratac, pecuária de leite e cafeicultura integram o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Agricultura e Pecuária, bem como a ampliação da produção de mudas de café das variedades recomendadas no Viveiro Municipal do Jacutinga.

Carlos Barra Oliveira entende que é fundamental fortalecer as ações em parceria com o Departamento de Viação no planejamento e execução de adequações de estradas vicinais e carreadores vinculados às atividades prioritárias na diversificação da produção.

No que se refere ao Centro de Distribuição da Agricultura Familiar será um importante aliado dos agricultores por se tratar de um ponto estratégico para Ivaiporã e a região. “Os prefeitos Carlos Gil e Marcelo Reis não medem esforços para concluir a obra, que tem previsão para ser inaugurada em junho”, informou Carlos Barra Oliveira.

 

Fortalecimento

A chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Holzmann, enalteceu os dados apresentados pelo diretor Carlos Barra Oliveira e os investimentos feitos e previstos pela Prefeitura para fortalecer a agricultura familiar. “Ele tem muita experiência e trabalha por amor à agricultura”, afirmou Vitória Holzmann.

O prefeito Marcelo Reis disse que Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Agricultura e Pecuária irá fortalecer a agricultura familiar. “Trata-se de uma importante ferramenta para definir diretrizes e promover o desenvolvimento rural sustentável de Ivaiporã, que tem potencial agrícola devido à extensão de área rural, qualidade do solo e ao clima propício a produções agrícolas”, observou Marcelo Reis.

Também foram convidadas as Associações da Agricultura Familiar do Jacutinga, Ouro Verde, Severiano, Bulha F, Água do Milagre, Santa Terezinha, Pindauvinha, Sabugueiro, Alto Porã e Palmeirinha.  

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também