Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Visualizada: 579 vezes
O comprometimento de Ivaiporã com a regularidade ambiental foi um fator decisivo para a aprovação do projeto.
Ouvir matéria
Em agenda oficial cumprida em Brasília, o prefeito licenciado de Ivaiporã, Carlos Gil, e a prefeita interina Gertrudes Bernardy celebraram uma conquista histórica para o município, após reunião com o deputado federal Sérgio Souza e o ministro das Cidades, Jader Filho.
Ivaiporã está entre os 7 municípios do Paraná contemplados pelo Governo Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – subeixo Gestão de Resíduos Sólidos.
O investimento, no valor de R$ 7.385.196,87, será destinado à ampliação da coleta seletiva, à implantação de uma unidade de compostagem de resíduos orgânicos e à estruturação dos sistemas de transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos. O município também receberá equipamentos e veículos para fortalecer tanto a coleta convencional quanto a coleta seletiva.
Equipamentos
Entre os itens contemplados estão caminhões compactadores, caçamba basculante, retroescavadeiras, trator de esteira, empilhadeira elétrica, prensa hidráulica, picador triturador, contêineres, entre outros equipamentos que modernizarão o sistema de gestão de resíduos.
Outro destaque é o componente de Trabalho Técnico Social, previsto no projeto, que envolverá ações de educação ambiental, estimulando práticas sustentáveis e fortalecendo o vínculo entre a população e políticas públicas ambientais.
O comprometimento de Ivaiporã com a regularidade ambiental foi um fator decisivo para a aprovação do projeto. O município atende a todos os requisitos técnicos e legais exigidos pelo Ministério das Cidades, com destaque para a conformidade das licenças ambientais emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Parcerias
Além disso, Ivaiporã mantém contrato com a Cooperativa de Materiais Recicláveis; Comitê Municipal de Acompanhamento dos Serviços de Saneamento Básico em funcionamento; Fundo Municipal de Saneamento Básico ativo; contrato e legislação específica com a Sanepar para cobrança da taxa de lixo; Plano Regional de Saneamento Básico atualizado; e matrícula regularizada da área onde será implantado o projeto.
Para a prefeita interina Gertrudes Bernardy, o investimento é um divisor na política ambiental do município. “Esta conquista é resultado de planejamento, responsabilidade técnica e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente. Ivaiporã está preparada para avançar com projetos sustentáveis e transformar nossa realidade na área de resíduos sólidos”, afirmou.
No Ministério das Cidades, Carlos Gil e Gertrudes Bernardy também trataram de projetos de pavimentação, espaços esportivos, e investimentos em Centro Municipal de Educação Infantil e Centro de Atenção Psicossocial. Integraram a agenda em Brasília os vereadores Ilson Gagliano, Rodrigo Cordeiro, Ailton Stipp e Valdeci Rodrigues Dias, que acompanham as tratativas junto aos ministérios e parlamentares.
Fonte: Prefeitura de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação