Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Conhecimento prático

Prefeitura de Ivaiporã e Colégio Antônio Diniz Pereira realizam palestras ambientais ao ar livre para 150 alunos

Sexta-feira, 08 de julho de 2022

Última Modificação: 08/07/2022 16:04:43 | Visualizada 275 vezes

As palestras foram realizadas em parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã e o Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira


Ouvir matéria

Nesta sexta-feira, dia 8 de julho, 150 alunos do Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira assistiram palestras sobre meio ambiente com foco na coleta seletiva; cores das sacolas que acondicionam resíduos e rejeitos; Lei 3.713 de 24 de junho de 2022, que institui a utilização e distribuição de sacolas biodegradáveis com cores distintas no comércio de gêneros alimentícios e congêneres; perigos da dengue; formas de combater o mosquito Aedes aegypti; maus tratos a animais; e tipos de fiscalização feitos pelo Departamento de Meio Ambiente.
As palestras foram realizadas em parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã – por meio do Departamento de Meio Ambiente e a direção do Colégio Estadual Antônio Diniz.  Além do conhecimento vivido na prática os alunos ajudaram a plantar 9 Cerejeiras, conheceram o Orquidário, Viveiro de Mudas e espécies nativas em extinção. 
“Temos um projeto no decorrer do 2º semestre que envolve palestras em parceria com o Departamento de Meio Ambiente e a equipe de endemia da Vigilância Sanitária. Afinal, Ivaiporã tem áreas privilegiadas – Lago Jardim Botânico e o Parque Municipal da Mata do Placídio, por exemplo”, citou Adriano Diglio, que é professor de Geografia do Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira.

1.000 mudas 
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, e o diretor do Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira, José Roberto Pereira, firmaram compromisso que consiste em separar uma das áreas mapeadas pela Prefeitura de Ivaiporã para plantio de árvores nativas. “Ficamos responsáveis pela plantação de 1.000 mudas”, informou Adriano Diglio.
José Roberto Pereira considerou a ação muito importante para alunos. “Desta forma, encerramos o 1º semestre do calendário escolar proporcionando conhecimentos na prática, porque muitos alunos não conhecem estes espaços maravilhosos”, observou o diretor. 
De acordo com Denise Kusminski é extremamente importante orientar os alunos da rede municipal e estadual acerca das funções exercidas pelo Departamento de Meio Ambiente para contribuir com a preservação ambiental. “É gratificante ver os alunos aprender em contato com a natureza. Portanto, o Departamento de Meio Ambiente também está à disposição dos estabelecimentos de ensino particular. Os professores e alunos estão convidados a sair da sala de aula e manter contato com a natureza”, avisou Denise Kusminski. 
O aluno Marcos Eduardo Santos Pereira completa 12 anos, nesta sexta-feira, dia 8 de julho, e como presente ganhou o direito de plantar uma Cerejeira no Parque Jardim Botânico – sob aplausos de parabéns. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também