Quarta-feira, 01 de agosto de 2018
Visualizada: 894 vezes
Na abertura, prefeito Miguel Amaral reforçou a importância da educação
Ouvir matéria
Entre os dias 25 e 27 de julho, a Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Educação, realizou o II Seminário Intermunicipal de Educação, no Cine Ivaiporã, onde foi debatido o tema: “Por Uma Educação Humanizadora”.
Na abertura, prefeito Miguel Amaral reforçou a importância da educação e afirmou que os países que investiram no conhecimento se desenvolveram. “A sociedade se desenvolve quando a educação, saúde e assistência social, por exemplo, trabalham de forma articulada”, opinou o prefeito.
A diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, agradeceu aos profissionais da educação que se deslocaram dos municípios da região e afirmou que não foi fácil organizar o II Seminário Intermunicipal de Educação, que contou com 335 participantes. “Mas quando se trabalha em equipe o resultado surge”, disse Rose Sirço, que destacou a presença dos membros da mesa de honra e os parceiros do II Seminário Intermunicipal de Educação.
Em nome do Ministério Público, o promotor de Justiça, Egídio Klauck, parabenizou a organização do II Seminário Intermunicipal de Educação. “É importante debater a educação de qualidade. Afinal, o futuro passa pela educação. Mas, infelizmente, o país investe bilhões em futebol e apresenta dificuldade para pôr em prática o piso nacional para professores”, comparou Klauck.
Em seguida, o professor do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional da Unicamp, José Meciano Filho (Nino Paixão), ministrou a palestra: “Ensinando e Aprendendo com Prazer – a neurociência entra em ação”. De forma interativa o palestrante abordou o prazer químico, que é produzido pelo cérebro, e o comportamental, que são atitudes diárias, afirmando que quem é feliz não adoece.
“Quando se trabalha naquilo que proporciona prazer estimula o centro de recompensa do cérebro, associado à liberação e produção de substância fazendo com que a saúde melhore. Além disso, há sempre alguém observando o trabalho desenvolvido”, explicou José Meciano Filho.
Durante o II Seminário Intermunicipal de Educação houve palestra ministrada pelo psiquiatra Paulo Tassinari, que explicou a “Síndrome de Burnout – saúde mental no trabalho”, enquanto o professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Henrique Fernandes Alves Neto, explicou “Como Navegar Neste Mar de Informações? Reflexões Tecnológicas Sobre Tecnologias e Comunicação”, bem como “Relações Interpessoais – tomando as rédeas do consciente e subconsciente” apresentada pelo professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Anselmo Alexandre Mendes, “Linguagem do Corpo” explicada pelo fisioterapeuta Guilherme Gabriel Justos e a “Prevenção do Uso de Drogas: o papel do professor” pelo terapeuta e conselheiro em dependência química, Carlos Eduardo Costantin.
A programação incluiu Roda de Conversa com os professores Denikid Araújo Albino, Rosa Venice Cuti Crozatto e Lucimara Castro, e participação do estudante/escritor Gabriel Tassi Lara, e “Contos que Encantam Por Todo o Canto” pela professora Márcia Mendes Luciano.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação