Domingo, 11 de novembro de 2018
Visualizada: 515 vezes
No Artigo 227 da Constituição Federal e na Lei 13.257 de 8 de março de 2016 - conhecida como Marco Legal da Primeira Infância
Ouvir matéria
A Andi – Comunicação e Direitos realizou a Oficina para Jornalistas sobre Primeira Infância, na segunda-feira, dia 5 de novembro, no Hotel Laghetto – Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A Oficina para Jornalistas, que contou com a participação da assessora de imprensa da Prefeitura de Ivaiporã, Lúcia Lima, focou a importância do Marco Legal da Primeira Infância – destacando áreas prioritárias tais como saúde, direitos, família, prevenção à violência, mídia e educação infantil.
As temáticas foram abordadas pela obstetra Anna Chiesa; psicólogos Fernando Mazzilli Louzada e Viviane Fernandes Faria; juiz auxiliar da Infância e Juventude, Hugo Zaher; promotoras de Justiça, Viviane Alves Santos Silva e Luciana Pereira Grumbach Carvalho; jornalista Carolina Trevisan; coordenadora de comunicação da ANDI, Luciana Abade; e pela coordenadora geral de Educação Infantil do MEC/DF, Carolina Helena Micheli Velho.
O objetivo foi conscientizar os profissionais acerca da importância da fase da vida entre o nascimento e os 6 anos, bem como a maneira como a mídia deve abordar temas relacionados à infância.
Miriam Pragita, que é diretora executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), defendeu a importância dos meios de comunicação comprometidos com o apoio à implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância.
O evento foi voltado especialmente aos jornalistas do Sul e Sudeste, que também questionaram os palestrantes sobre a possível redução da maioridade penal. Sobre o referido tema, o juiz federal Sérgio Moro – indicado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para ser ministro da Justiça, demonstra convergência de pensamento em relação à flexibilização na posse de arma e na redução da maioridade penal. A temática tem pautado muitos debates no Brasil e na Oficina para Jornalistas sobre Primeira Infância não fugiu à regra.
No Artigo 227 da Constituição Federal e na Lei 13.257 de 8 de março de 2016 – conhecida como Marco Legal da Primeira Infância – estão explicitados os deveres da sociedade e do Estado em relação às crianças e aos adolescentes, como, por exemplo, direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Em Ivaiporã, a administração municipal executa alguns projetos, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social, voltados a crianças e adolescentes, que são atendidos pelo Projeto Renascer, Casa de Vivência/Casa Adolescente, Centro da Juventude e o programa Criança Feliz (MDS), que foi adotado, em 2017, passando a atender semanalmente 120 famílias.
Por meio do Departamento Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ivaiporã também desenvolve o projeto Primeira Infância, que trabalha com crianças de 0 a 3 anos e respectivos familiares. O objetivo é realizar estímulo precoce e melhorar o vínculo familiar para evitar atraso do desenvolvimento neurológico, motor e equilíbrio afetivo. O grupo é coordenado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (psicólogas, fisioterapeutas e nutricionistas).
A Prefeitura de Ivaiporã também desenvolve o programa Puericultura, que oferece atendimento clínico para crianças de 0 a 5 anos – por enfermeiros e médicos com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento físico e neurológico das crianças.
“Em Ivaiporã não há crianças nas ruas. Esta realidade é fruto de um trabalho sério desenvolvido na primeira infância e na adolescência. Além disso, em 2017, o município reduziu para zero a taxa de mortalidade infantil”, comentou o prefeito Miguel Amaral, que também defende a valorização do esporte como incentivo à saúde e à profissionalização. “Afinal, priorizar as crianças nas áreas da saúde, educação e da assistência social é investir em um futuro melhor”, concluiu Miguel Amaral.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação