Terça-feira, 30 de abril de 2019
Visualizada: 494 vezes
O prefeito Miguel Amaral comentou que o município está em desenvolvimento. Por isso, há diversas obras em andamento - sejam públicas ou privadas.
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Saúde, e a Vigilância Sanitária conscientizaram os trabalhadores da construção civil sobre os riscos de acidente de trabalho, entre os dias 22 e 26 de abril, quando foi realizada a campanha: “Abril Verde – prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, lançada pela Secretaria de Estado da Saúde.
A campanha foi promovida em razão do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no domingo, dia 28 de abril. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, é uma forma preventiva e eficaz de se evitar acidentes, afastamentos e custo social com os trabalhadores da construção civil, enquanto a responsável pela saúde do trabalhador da Vigilância Sanitária de Ivaiporã, Solemar Oliveira, explicou que as construções foram visitadas e os trabalhadores orientados acerca da importância do uso de equipamentos de proteção individual.
Durante a campanha os trabalhadores receberam folder contendo, por exemplo, orientações sobre os riscos de queda de altura, choque elétrico e soterramento.
O prefeito Miguel Amaral comentou que o município está em desenvolvimento. Por isso, há diversas obras em andamento – sejam públicas ou privadas. “Nesse sentido os trabalhadores precisam seguir as normas de segurança e, se necessário, passar por capacitações para evitar acidentes”, sugeriu.
Miguel Amaral lembrou que, em março, a Prefeitura de Ivaiporã e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) iniciaram o curso de Auxiliar de Pedreiro, na Escola Municipal Ignes de Souza Caetano, com apoio dos Departamentos Municipais de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, Educação e Obras da Prefeitura de Ivaiporã. O curso inclui diversos conhecimentos na área da construção civil e principalmente capacitação sobre saúde e segurança no trabalho.
Segundo do Sindicato da Indústria da Construção Civil 123 mil trabalhadores atuam na área da construção civil. E, conforme dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho do Ministério Público do Trabalho e do INSS, as ocupações em canteiros de obras registram os maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Fonte: Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação