Quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Visualizada: 634 vezes
O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, alerta que é necessário falar sobre os temas e incentivar quem precisar a procurar ajuda profissional.
Ouvir matéria
Em setembro, as ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio são reforçadas no país e no mundo. O mês foi indicado em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que é celebrado no dia 10 de setembro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo.
Visando contribuir com a prevenção dos casos de suicídio de crianças, jovens e adultos, a Prefeitura de Ivaiporã intensificou as ações, por meio do Departamento Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), decorando árvores com mensagens escritas à mão e palavras de apoio contra a depressão e o suicídio, bem como promovendo palestras em estabelecimentos de ensino.
Na terça-feira, dia 10 de setembro, a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicosocial) expôs um laço amarelo na Praça Manoel Teodoro da Rocha, onde abordou a população para explicar os objetivos da campanha Setembro Amarelo, doar roupas em parceria com o Centro da Juventude e oferecer um abraço para desejar um bom dia.
Palestras
No dia 5 de setembro, equipes do Departamento Municipal de Saúde iniciaram uma série de debates sobre o aumento dos índices de depressão e suicídio, causas e como evita-las. Os debates foram realizados, por exemplo, Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos) e Rádio Esperança.
Na quarta-feira, dia 11 de setembro, os debates foram realizados no Centro da Juventude para profissionais dos projetos sociais.
As equipes de saúde também irão falar sobre depressão e suicídio na Unidade Básica de Saúde São Luiz, dia 17, às 13h00; Campus do IFPR, dia 23, às 09h00; Rádio Esperança, dia 24, às 11h00; Colégio Barão do Cerro Azul, dia 25, às 08h30; e no Centro da Juventude, dia 26, às 09h00.
Segundo a psicóloga do Departamento Municipal de Saúde, Lumi Hashimoto, as rodas de conversas envolvem psicólogas, médicos, professores e alunos, que debatem sobre depressão, angústia, desamparo, automutilação, suicídio e as possibilidades de cuidado.
O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, alerta que é necessário falar sobre os temas e incentivar quem precisar a procurar ajuda profissional.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação