Domingo, 26 de abril de 2020
Visualizada: 3003 vezes
O Decreto 13.180 de 25 de abril de 2020 está disponível na íntegra (ANEXO)
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã editou o Decreto 13.180 de 25 de abril de 2020 determinando a abertura do comércio. Mas mantém restrições e recomendações como medida de prevenir o aumento de casos de coronavírus (Covid-19). As medidas entram em vigor na segunda-feira, dia 27.
Entre as ponderações, a Prefeitura levou em consideração que Ivaiporã é polo regional. Por isso, oferece bens e serviços específicos nas mais diversas áreas, tais como serviços bancários e principalmente na área de saúde – o que inevitavelmente acarreta a circulação da população dos municípios vizinhos. Além disso, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisi) comprometeu-se no auxílio na conscientização das medidas de prevenção e higiene.
Portanto, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar desde que cumpram cautelas necessárias, conforme padrões estabelecidos pelo Departamento Municipal de Saúde, dentre eles, disponibilizando álcool 70% em gel para os usuários.
Os estabelecimentos deverão evitar aglomerações de clientes e usuários, gerenciando as filas a distância de 1 metro entre os clientes no exterior e 1,5 no interior. Além disso, os comércios podem funcionar em horário reduzido – desde que sejam de forma setorizada e devidamente autorizados pelo Departamento Municipal de Planejamento e Finanças, e com prévio aviso à população.
Prática esportiva
De acordo com as medidas decretadas fica assegurada a todas as pessoas a prática esportiva, evitado o contato e o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os praticantes – incluindo direcionadas por personal ou professor. No entanto, fica proibida a realização de partidas de futebol, basquetebol e outras atividades esportivas com contato físico, até segunda ordem, sob pena de responsabilização solidária do organizador e do proprietário do estabelecimento.
Os clubes e associações recreativas poderão funcionar, para fins de prática esportiva, desde que, respeitada a distância mínima de até 1,5 metro entre os participantes.
As academias deverão observar a taxa de ocupação máxima (5m²) por usuário, efetuando, se for o caso, atendimento por agendamento e limitando o tempo de ocupação – além das medidas de higienização.
Bares
No que se refere aos bares poderão funcionar, desde que tomadas as cautelas previstas no Decreto 13.180 que restringe a encerramento do funcionamento às 21h00.
No entanto, fica suspenso, até segunda ordem, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos e atividades: casas noturnas, pubs, lounges, boates; demais casas de eventos; áreas comuns, playgrounds, salões de festas, piscinas e academias em condomínios. Os estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços em geral, não incluídos neste rol, poderão funcionar – desde que obedecidas as medidas.
Fica mantida a proibição, até segunda ordem, realização de festas, churrascos e eventos de confraternização que importem em aglomeração de pessoas.
Transporte
Fica mantida a suspensão do transporte de passageiros das linhas realizadas pelo município – ônibus do transporte coletivo gratuito. O Terminal Rodoviário Municipal, e respectivamente, as empresas que prestem serviço de transporte intermunicipal de passageiros, poderão funcionar, desde que observadas as medidas de higiene e limitação de aglomeração previstas no Decreto 13.180.
As diretrizes de funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços serão reavaliadas na sexta-feira, dia 8 de maio, às 14h00.
O Decreto 13.180 de 25 de abril de 2020 está disponível na íntegra (ANEXO).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação