Terça-feira, 23 de junho de 2020
Visualizada: 2919 vezes
Ouvir matéria
O diretor do Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Claudeney Martins, explicou que o município vinha mantendo os casos positivos de Covid-19 estabilizados. Inclusive, entre os dias 16 de março e 19 de junho, o município contabilizava 22 casos positivos e 2 óbitos.
No entanto, entre sábado e domingo, dias 20 e 21, as equipes de saúde contabilizaram 50 casos positivos – totalizando 72 em 90 dias. Na segunda-feira, dia 22 de junho, foram confirmados mais 3 casos positivos (somando 75), enquanto 65 pacientes aguardam análise do Lacen (Laboratório Central do Estado).
De acordo com o Claudeney Martins o aumento de casos positivos de Covid-19 está relacionado aos seguintes fatores: descuido da população com o uso de máscaras e higiene das mãos; confraternizações familiares; encontros e churrascos; feriado prolongado e consequentemente pessoas viajando; e aglomerações em bares e lanchonetes.
“O município de Ivaiporã estava numa situação considerada confortável. Mas, infelizmente, estamos colhendo o resultado do relaxamento da população e do grande movimento constatado no feriado Corpus Christi [11 de junho] e Dia dos Namorados [12 de junho]. Mas os alertas foram dados. A pandemia não acabou e não há data para surgir vacina. Não é hora de relaxar”, declarou Claudeney Martins.
Segundo Claudeney Martins não é o bloqueio da entrada da cidade que irá conter a contaminação, e sim as orientações dadas por profissionais de saúde. “Afinal, o coronavírus não vem na placa do veículo”, reforçou.
Claudeney Martins comparou o cenário da pandemia às asas de um pássaro. “Uma asa chama-se saúde e a outra economia. Precisamos equilibrar as duas asas, porque não foi o comércio quem provocou o aumento de Covid-19 em Ivaiporã”, concluiu.
Há 10 dias, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, Conselho Regional de Medicina do Paraná e a Sociedade Brasileira de Infectologia alertaram que o Paraná enfrentaria momentos críticos relacionados à pandemia do coronavírus, e reforçaram a importância do uso de máscara, distanciamento social, perigo de reuniões, visita de parentes e viagens.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação