Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Visualizada: 524 vezes
O município de Ivaiporã tem potencial na fruticultura
Ouvir matéria
Produtores rurais do município de Ivaiporã são incentivados a investir na fruticultura por meio do Departamento Municipal de Agricultura, que convidou o geneticista e diretor de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, e o agrônomo Ederlan da Silva Nunes para falar sobre Maracujá, Melhoramento Genético e Sistemas de Produção – com a participação do engenheiro agrônomo da Agrocinco, Flávio Pagnan, e do representante comercial da empresa Diaton Mineração – unidade de produção Copasil, Vinicius Fonseca.
As palestras foram ministradas no Centro Cultural, nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, quando o vice-prefeito Marcelo Reis deu as boas-vindas aos palestrantes, técnicos e aos produtores rurais, que foram incentivados a diversificar a produção apostando na fruticultura.
“O plantio do maracujá pode ser uma alternativa de diversificação para os pequenos produtores aumentar a renda familiar, porque a cultura do maracujá está em expansão para consumo in natura e produção de suco”, sugeriu Marcelo Reis na abertura das palestras, afirmando que a fruticultura é um dos focos essenciais da administração municipal.
Em seguida, Ederlan Nunes abordou a aplicação de silício – presente nas frutas, legume e cereais. “Infelizmente, o silício é extraído e não resposto. Por isso, a incidência de silício no solo diminuiu, enquanto o uso de defensivos agrícolas aumentou. Mas o ideal é repor o silício para fortalecer as plantações e garantir que o alimento chegue è mesa do consumidor de forma mais saudável”, sugeriu o agrônomo, que reside em São Paulo.
Fábio Faleiro, que veio do Distrito Federal, falou sobre melhoramento genético do maracujá e sistema de produção que visa aumentar a qualidade dos frutos. “A maior parte do Estado do Paraná tem ótimas condições de solo. Além disso, o clima é favorável à produção do maracujá. Inclusive, o Paraná se destaca no Brasil pelo perfil dos produtores, que são comprometidos com a fruticultura”, analisou o geneticista.
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Agricultura, Estela Bagio Zanetti, que é produtora de cogumelos, o município de Ivaiporã tem potencial na fruticultura. “Por isso, a administração municipal incentiva os produtores rurais com palestras e orientações técnicas para fortalecer a agricultura familiar e manter o homem no campo”, explicou Estela Bagio Zanetti.
Prevenção
Os cuidados inerentes à pandemia do coronavírus (Covid-19) foram seguidos com o respeito à capacidade máxima de público, ambiente arejado, disponibilidade de álcool em gel, obrigatoriedade de máscara e medição da temperatura.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação