Quinta-feira, 15 de abril de 2021
Visualizada: 957 vezes
O projeto Escuta Acolhedora conta com reforço de 7 estagiárias.
Ouvir matéria
Há 1 ano, a pandemia do coronavírus (Covid-19) causa solidão, insegurança, angústia e instabilidade econômica, o que despertou a importância da saúde mental. A população sente os impactos emocionais e especialmente os profissionais ligados à saúde ou assistência social.
Por isso, a Prefeitura de Ivaiporã e a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) iniciam o projeto Escuta Acolhedora Covid-19, por meio do Departamento Municipal de Saúde, com a psicóloga Lumi Hashimoto, e do curso de Psicologia, com a coordenadora Jenifer Pavan de Paula.
O profissional da saúde ou da assistência social que deseja ser escutado deve entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99609-3977 e agendar o horário de segunda a sexta-feira. O projeto Escuta Acolhedora conta com reforço de 7 estagiárias.
“A pandemia do coronavírus causa muito sofrimento emocional na população e há uma sobrecarga de estresse e angústia que recai sobre os profissionais da saúde e da assistência social. Às vezes os profissionais dedicados ao cuidado só percebem que estão precisando de apoio quando estão em crise ou usando medicação. Por isso, o objetivo é evitar trauma psicológico com a Escuta Acolhedora”, explicou Lumi Hashimoto.
Segundo Lumi Hashimoto e Jenifer Pavan de Paula se a saúde mental não for apoiada a tendência é agravar. “A escuta tem o potencial de transformar vidas, porque em tempos de tanto sofrimento e morte, cuidar de quem cuida na pandemia, é promover mais vida”, analisou Lumi Hashimoto.
Nesta quarta-feira, dia 14 de abril, a BBC News Brasil publicou a pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, comprovando que 53% dos brasileiros declararam que o bem-estar mental piorou um pouco ou muito em 1 ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação