Sábado, 05 de junho de 2021
Visualizada: 1043 vezes
O projeto tem como objetivo preservar espécies nativas em risco de extinção com monitoramento, pesquisa científica e educação ambiental.
Ouvir matéria
Cumprindo mais uma meta do plano de governo, referente à criação de programas de educação ambiental, a administração Carlos Gil e Marcelo Reis lança o projeto Fragmentos da Mata Atlântica em Ivaiporã: um elo social e ambiental, por meio dos Departamentos Municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social em defesa das 2 Unidades de Conservação – Parque Natural Municipal Mata do Placídio e Estação Ecológica Faian, esta que pertence à bacia de captação de água que abastece a população de Ivaiporã.
O projeto tem como objetivo preservar espécies nativas em risco de extinção com monitoramento, pesquisa científica e educação ambiental.
Crianças e adolescentes atendidos pelos projetos do Departamento Municipal de Assistência Social passam por oficinas e desenvolvem trabalhos de preservação da flora, fauna e da água para criar um Desfile Alegórico Ambiental, que será realizado no dia 21 de setembro (Dia da Árvore) – com alas, fantasias e adereços criados e confeccionados a partir de materiais recicláveis, arrecadados por meio de campanha envolvendo a população.
A meta é incentivar gerações conscientes a preservar a vida nas 2 Unidades de Conservação.
Recentemente, Marcelo Galeazzi Caxambu, que é doutor em Ciências Biológicas e curador do Herbário da UTFPR, coordenou o levantamento da flora na Estação Ecológica Faian, identificando várias espécies, como, por exemplo, rabo-de-bugio, que é ameaçada de extinção, ora-pro-nóbis e angico-vermelho – além de passar conhecimento às crianças e adolescentes dos projetos sociais.
“O município de Ivaiporã possui uma área equivalente a 2 mil campos de futebol do Bioma Mata Atlântica. Pode parecer bastante. Mas, se observar que restam apenas 12,4% do total da floresta que existia originalmente, é possível perceber a importância da preservação para que as gerações futuras possam aproveitar os benefícios que a natureza oferece”, defendeu a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Flávia Kuss, é pensando em fazer a diferença hoje para colher os frutos amanhã, que o projeto é lançado, uma vez que a preservação das florestas não se faz sem a integração da sociedade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação