Quinta-feira, 08 de julho de 2021
Visualizada: 660 vezes
Segundo André França o programa Lixão Zero tem como objetivo erradicar os lixões no país.
Ouvir matéria
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Denise Kusminski, receberam o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério de Meio Ambiente, André França, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, nesta quinta-feira, dia 8 de julho, no Parque Ambiental Jardim Botânico, onde foram oficialmente entregues os equipamentos e veículos que compõem o programa Lixão Zero.
Com o recurso de R$3,9 milhões foi possível adequar o Aterro Sanitário, Centro de Triagem e Compostagem, contribuir com a abertura de outra trincheira por meio da aquisição da geomembrana, adquirir equipamentos, maquinários, veículos e materiais de consumo.
Denise Kusminski garantiu que o convênio com o Ministério de Meio Ambiente mudou a história do município, afirmou que a luta é diária e exemplificou projetos de leis em andamento e ações executadas em 6 meses: programa Ivaiporã Cidade Limpa – Bairro a Bairro; ampliação do Viveiro Municipal; arborização; paisagismo na cidade; execução do projeto Minha Araucária; reativação do programa Cultivando Água Limpa com revitalizações de nascentes.
Destinação correta
Após detalhar as obras no Lago do Parque Ambiental Jardim Botânico, o prefeito Carlos Gil disse que o Lixão Zero é um importante programa do Governo Jair Bolsonaro. “O Governo Federal se preocupa com a destinação correta do lixo nas áreas urbanas e com o aproveitamento do lixo como potencial de geração de emprego e renda – como acontece em Ivaiporã com a Copemari”, referiu o prefeito.
“Ivaiporã tem protocolado um parque linear na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, no valor de R$1,5 milhão, projetado entre a Vila Santa Maria e o Jardim Itaipu – passando pelo Parque Ambiental Jardim Botânico à Vila Monte Castelo. Com preservação ambiental e incentivo à caminhada acredito que a população não jogará lixo”, declarou o prefeito Carlos Gil, que citou a revitalização das minas do Rio Pindauvinha, o que permitirá aumentar o volume de água que abastece a cidade.
A parceria e persistência entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura em prol do meio ambiente foram defendidas pelo secretário Márcio Nunes. “Quem mais ganha é o planeta. Por isso, parabenizo o Governo Federal pelo programa Lixão Zero que é exemplo no Brasil”.
Segundo André França o programa Lixão Zero tem como objetivo erradicar os lixões no país. Por isso, o Governo Federal apoia os municípios. “Em Ivaiporã, foram investidos recursos para melhorar a coleta seletiva, reciclagem e contribuir para destinação adequada de 30 mil toneladas de resíduos por ano, o que permite a recuperação de 600 toneladas de recicláveis. O objetivo é proteger o meio ambiente e contribuir com a qualidade de vida da população”.
A cerimônia contou com presença da presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, vereadores, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, chefe do IAT (Instituto Água e Terra), Carlos Henrique de Souza, e convidados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação