Quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Visualizada: 941 vezes
O prefeito Carlos Gil defendeu que ações que têm como objetivo garantir a transparência pública devem ser adotadas pelo município
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que é executado pela Rede de Controle nos Estados e coordenado pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União.
Com a adesão a Prefeitura recebeu o selo de participante e tem acesso ao sistema e-Prevenção por meio da Controladoria Interna. O e-Prevenção é uma plataforma de autosserviço para auxiliar as organizações públicas a diagnosticar suscetibilidade à corrupção e a melhorar os sistemas institucionais de prevenção.
A controladora interna da Prefeitura, Vânia Almeida, explicou que o sistema e-Prevenção auxilia as boas práticas implantadas pela administração municipal para evitar fraudes ou corrupção na gestão. O questionário elaborado pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União foi coordenado pela controladora interna Vânia Almeida e acompanhado pelo vice-prefeito Marcelo Reis.
“O selo ratifica o trabalho transparente da administração municipal, que pode ser acompanhado pelo cidadão, acessando as informações por meio do Portal da Transparência e conferindo a aplicação de recursos públicos de forma correta e ética”, declarou Marcelo Reis.
O PNPC é baseado em 5 mecanismos de combate à fraude e à corrupção. A prevenção evita a ocorrência de fraude e corrupção e, usualmente, é mais barata que medidas corretivas. A detecção ajuda a descobrir os casos tão logo ocorram. A investigação ocorre corretamente e rapidamente. O monitoramento serve para melhorar o sistema de prevenção e combate à corrupção. A correção é voltada a punir casos provados com o objetivo de alertar futuros corruptos de que o órgão público não os tolerará.
Cada mecanismo é associado a um conjunto de práticas, normativas, documentos e atividades que contribuem para que o gestor público tenha mais segurança nas decisões tomadas.
O prefeito Carlos Gil defendeu que ações que têm como objetivo garantir a transparência pública devem ser adotadas pelo município. “Em qualquer esfera, quer seja municipal, estadual ou federal, a população é a maior vítima da corrupção. Por isso, o melhor caminho é a prevenção e a destinação correta dos recursos públicos. Afinal, o foco da gestão é zelar pela população e cumprir o plano de governo”, afirmou Carlos Gil.
O selo de participante do PNPC está acessível no Portal da Transparência e será fixado no site da Prefeitura – comprovando as boas práticas na gestão Carlos Gil e Marcelo Reis.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação