Quinta-feira, 14 de outubro de 2021
Visualizada: 534 vezes
A matéria foi produzida pela repórter Meri Pichelli e o cinegrafista Luiz Claudio na propriedade São Miguel.
Ouvir matéria
Nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, a Rede Massa – SBT exibiu a matéria produzida com o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, sobre o programa Cultivando Água Limpa, que foi criado na 1ª gestão Carlos Gil por meio da Lei 2.596 de 26 de fevereiro de 2015.
A matéria foi exibida no programa Primeiro Impacto - TV Tibagi, produzida pela repórter Meri Pichelli e o cinegrafista Luiz Claudio, na propriedade São Miguel, que é inserida na Microbacia do Pindauvinha, onde o Departamento Municipal de Meio Ambiente revitalizou a 30ª nascente.
Com alguns anos de experiência profissional em emissoras de rádio e de TV, cobrindo as mais variadas pautas, a repórter Meri Pichelli confessou que foi a 1ª vez que produziu uma matéria sobre o tema. “Estou encantada com o processo de revitalização de nascentes em Ivaiporã. É impressionante o trabalho de localização das nascentes e a força que ganha o fluxo de água, após a limpeza e colocação dos canos”, observou a repórter.
“O programa Cultivando Água Limpa é excelente! Por isso, é gratificante saber que as nascentes mapeadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, na minha propriedade, irão ajudar aumentar a vazão de água no Rio Pindauvinha, que passa a 50 metros da minha residência”, declarou o dono da propriedade São Miguel, Wagner Lúcio Calsani.
Entre 2017 e 2020, o programa Cultivando Água Limpa foi interrompido e retomado pela 2ª gestão Carlos Gil – 2021/2024. Apesar da interrupção, as 90 nascentes revitalizadas em 38 propriedades, em 2015 e 2016, foram suficientes para aumentar a vazão do Rio Pindaúva que abastece a área urbana do município de Ivaiporã, evitando falta de água em 2018, 2019, 2020 e 2021, enquanto a Sanepar estabeleceu este ano o racionamento de água em 18 municípios do Estado em função da crise hídrica.
“A água é um recurso natural insubstituível para a vida saudável e bem-estar do homem. Além disso, fortalece a propriedade rural onde o programa Cultivando Água Limpa é desenvolvido pela equipe do Departamento de Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Carlos Gil.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kuminski, informa àqueles que residem em propriedades inseridas na Microbacia do Pindauvinha que podem se cadastrar para ter nascentes revitalizadas. A Prefeitura de Ivaiporã também oferece muda de espécies nativas para fazer arborização.
Este ano, o Departamento de Meio Ambiente revitalizou 15 nascentes em 5 propriedades na Bacia do Pindaúva, onde a vazão passou de 6.114 litros/hora para 11.097 litros/hora de água. Portanto, a vazão das 15 nascentes aumentará em 43.651.000 milhões de litros de água em 1 ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação