Segunda-feira, 14 de novembro de 2022
Visualizada: 747 vezes
O IEGM é composto por questionários que apuram indicadores em 7 áreas.
Ouvir matéria
O Tribunal de Conta do Estado (TCE) disponibilizou o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que avalia a eficácia das políticas públicas dos municípios, e Ivaiporã tem a melhor avaliação na Saúde e Meio Ambiente: nota A. Em 2020/2021 eram C+. Em 2021/2022 passaram para A, o que é significa que são altamente efetivas.
Na Saúde são dadas ênfases aos quesitos: Atenção Básica, Equipe Saúde da Família, Conselho Municipal de Saúde, atendimento à população para tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase e cobertura das campanhas de vacinação e de orientação à população. No Meio Ambiente são avaliadas as ações que impactam a qualidade dos serviços e a vida das pessoas: resíduos sólidos, educação e estrutura ambiental, e Conselho Ambiental.
O IEGM é composto por questionários que apuram indicadores em 7 áreas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Os 399 municípios tiveram prazo entre 22 de fevereiro e 31 de março para responder os questionários relativos às informações de 2021.
A resposta aos 7 questionários do IEGM é obrigatória, uma vez que integra a Agenda de Obrigações dos Municípios perante o TCE-PR. A exigência é estabelecida na Instrução Normativa 169/2021, que define a finalidade da Prestação de Contas Anual (PCA) Municipal de 2021, e na Instrução Normativa 166/2021, que dispõe sobre a Agenda de Obrigações do Exercício de 2022.
No IEGM Geral nenhum município tem nota A. Apenas a partir de B e Ivaiporã é B entre 254 dos 399 municípios. Portanto, considerada efetiva.
Qualidade de vida
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e as diretoras dos Departamentos de Saúde e de Meio Ambiente, Cristiane Pantaleão e Denise Kusminski, avaliaram os resultados.
“O IEGM A na Saúde é resultado dos investimentos que o prefeito Carlos Gil e Marcelo Reis fizeram na Atenção Básica, que organiza as Unidades Básicas de Saúde [UBS], onde são resolvidos mais de 85% dos problemas da população. Ou seja, o município que investe na Atenção Básica reflete na melhor qualidade de vida dos habitantes”, explicou Cristiane Pantaleão, reconhecendo que é necessário investir na melhoria dos serviços e consultas de exames específicos, tais como colonoscopia, endoscopia e densitometria óssea. “Mas temos garantido 95% das consultas e exames de especialidade no tempo certo”, acrescentou.
Denise Kusminski afirmou que foram desenvolvidas diversas ações socioambientais e feitos muitos investimentos visando uma cidade mais acolhedora e com melhor qualidade de vida.
“Trabalhamos com planejamento nas mais diversas áreas da administração municipal – e os setores da Saúde e Meio Ambiente não fogem à regra. Portanto, os resultados são excelentes e refletem o cumprimento das respectivas metas do plano de governo, que visam saúde de qualidade e a preservação do meio ambiente”, declarou Carlos Gil.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação