Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
Visualizada: 439 vezes
Fica a cargo dos vizinhos a criação de redes sociais ou sinais sonoros para facilitar a comunicação.
Ouvir matéria
A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis dá sequência ao plano de governo, referente à meta 84, mantendo parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e lançando o programa Vizinho Solidário, nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, com apoio do Departamento de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Rotary Club, Associação de Senhoras de Rotarianos de Ivaiporã, vereadora Gertrudes Bernardy e da Polícia Militar. A ação foi conduzida pelo presidente do Conseg, Jair Burato.
O programa Vizinho Solidário (Lei Estadual 21.027/2022) é desenvolvido no Estado e a implantação em Ivaiporã foi sugerida pela vereadora Gertrudes Bernardy com a finalidade de facilitar a troca de informações entre vizinhos e as forças de segurança – caso algo suspeito ocorra na propriedade do outro.
Conforme o programa estadual fica a cargo dos vizinhos a criação de redes sociais ou sinais sonoros para facilitar a comunicação.
Conscientização
“Em Maringá, por exemplo, moradores de alguns bairros adotaram o programa Vizinho Solidário e funciona muito bem! Tenho certeza que será um sucesso em Ivaiporã. Basta a população se conscientizar sobre a importância de se criar um grupo no WhatsApp, avisar quando se ausentar de casa – observar a casa do vizinho quando solicitado e usar um apito em caso de perigo. Estas atitudes podem ajudar a diminuir a criminalidade no município”, sugeriu Gertrudes Bernardy.
Ione Muchiuti, que faz parte Associação de Senhoras de Rotarianos, disse que se a sociedade não for conscientizada a violência poderá aumentar.
O 1º sargento Rogério Bossoni aconselhou os vizinhos trocarem contatos e adotarem o programa que é composto por medidas preventivas. “O programa Vizinho Solidário também é importante para os comerciantes, porque vivemos em sociedade e devemos aumentar o circulo de contato e amizade”, observou o militar.
Segundo Jair Burato o programa ajuda a criar uma rede de comunicação mais ágil. “Mas é necessário o envolvimento da sociedade para inibir a criminalidade. Quando perceber atitude suspeita, basta comunicar ao vizinho. E, em caso de perigo, deve-se ligar 190 [Polícia Militar]”, orientou o presidente do Conseg.
O prefeito em exercício, Marcelo Reis, disse que a segurança pública é uma pauta constante entre a Prefeitura e o Conseg, visando inibir atos criminosos no município. “Em janeiro, discutimos os detalhes da implantação do programa. Hoje, lançamos o Vizinho Solidário para prevenir furtos e roubos – entre outros delitos e crimes. Neste aspecto, o programa terá eficácia se a sociedade aderir a exemplo de outros municípios do Estado”, comparou o prefeito Marcelo Reis.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação