Terça-feira, 14 de março de 2023
Visualizada: 476 vezes
A missão internacional tem entre objetivos conhecer melhor a formatação da educação do país.
Ouvir matéria
Nesta terça-feira, dia 14 de março, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (licenciado) participou de uma reunião na Kotra (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) da Coreia do Sul, onde integra a comitiva liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Em junho de 2022, o prefeito Carlos Gil assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Kotra, visando desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio, atrair empresas e investidores, e criar um ambiente de inovação em Ivaiporã – considerado fundamental para o processo de tropicalização de tecnologias. Com a Incubadora Tecnológica em construção na PR-466 o prefeito acredita que em breve o município poderá apoiar a criação de startups.
AgroTech
Por mensagens o prefeito Carlos Gil explicou que na Rodada de Negócios e Cooperação em Agricultura Inteligente Coreia – Brasil participaram vários grupos econômicos coreanos. A comitiva paranaense conheceu o trabalho desenvolvido por 4 empresas sul-coreanas de AgroTech. Trata-se de um segmento específico focado em levar inovações tecnológicas para a produção rural.
Estiveram presentes representantes de 3 startups: Greenlabs, que é focada em soluções de gestão e logística no campo; N.Thing Inc, que utiliza conceitos de Internet das Coisas; e a Ulike Korea, que trabalha com ferramentas de monitoramento inteligente de fazendas e rebanhos. Também participou representante da empresa Daedong, que fabrica máquinas agrícolas inteligentes com produção anual de aproximadamente 49 mil máquinas e 75 mil motores de tratores – além de elaborar soluções de smart farming (agricultura inteligente). Na ocasião, a Daedong firmou protocolo de intenção para vir ao Brasil.
“A Coreia do Sul tem interesse em comprar soja in natura. Mas o governador Carlos Massa Ratinho Júnior deixou claro que a finalidade do Paraná é exportar proteína animal e não apenas o grão da soja”, contou Carlos Gil.
Durante reuniões na Kotra os principais tópicos de discussão foram plataformas agrícolas abrangentes, soluções inteligentes de exploração agrícola, e sistemas de gestão pecuária.
Área educacional
A comitiva também se reuniu com representantes da startup sul-coreana Riiid, que é referência em tecnologia na educação, em Seul, no país asiático. A missão internacional tem entre objetivos conhecer melhor a formatação da educação do país, considerada uma das mais desenvolvidas do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para poder replicar nas escolas paranaenses.
“A Riiid oferece soluções inovadoras para melhorar o aprendizado dos alunos e incluem o tempo e a forma como os alunos respondem as provas, por exemplo. Ou seja, a startup identifica a deficiência do aluno – o que permite aos professore estabelecer estratégia de melhorias do ensino”, observou o prefeito Carlos Gil informando que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior mostrou especial interesse na tecnologia.
Em seguida, a comitiva visitou uma das escolas da rede MegaStudy, que conta com cerca de 500 mil estudantes no país e utiliza as ferramentas da Riiid e de outras startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a educação. A visita também serviu para reunir com representantes da Dabida – startup que desenvolveu um robô que contribui com o ensino de programação a crianças entre 3 e 13 anos.
Também integram a comitiva os secretários de Estado do Planejamento (Guto Silva) Indústria, Comércio e Serviços (Ricardo Barros), diretor-presidente da Invest Paraná (Eduardo Bekin) e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná (Giancarlo Rocco), presidente do Conselho de Cidades Inteligentes da Abinc, Aleksandro Montanha – assessorando o prefeito Carlos Gil, e empresários paranaenses.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação