Domingo, 25 de agosto de 2019
ÚVisualizada: 449 vezes
Valdirene Stanski subiu ao pódio e comemorou a 5ª medalha de Ouro conquistada nos Japs.
Ouvir matéria
Uma história construída com muito esforço e dedicação marcou as disputas do kickboxing na Fase Final do 62º Jogos Abertos do Paraná (Japs) – Divisão B, em Ivaiporã. Motivo de orgulho para o Paraná e o Brasil, a atleta de Ponta Grossa, Valdirene Aparecida Miranda Stanski, subiu ao pódio e comemorou a 5ª medalha de Ouro conquistada nos Japs. Porém, a história vai muito além das fronteiras.
Campeã do mundo, em 2017, a paranaense ocupa a 2ª colocação no ranking mundial da categoria 70Kg acima e possui um histórico de conquistas e também de muitas batalhas, não somente dentro do ringue, como fora dele.
Mãe de 2 filhos, Valdirene Stanski iniciou a prática do kickboxing, em 2012, e, no ano seguinte, conquistou o 1º Ouro nos Jogos Abertos do Paraná. Incentivada pelo esposo, a atleta que dividia os afazeres domésticos com o trabalho em uma oficina mecânica de propriedade do pai, foi pouco a pouco ganhando notoriedade dentro da modalidade. Durante a caminhada, quase abandonou o esporte. Mas, graças ao apoio recebido dos filhos, Valdirene Stanski deixou o trabalho mecânico para se dedicar exclusivamente ao kickboxing.
O esforço durante os treinamentos rendeu à atleta uma participação na Copa do Mundo, em 2018, realizada na Austrália, quando garantiu a medalha de Ouro para o Brasil.
“Iniciei minha carreira no kickboxing, em 2012. A partir de então, este esporte passou a fazer parte da minha vida. Já passei por inúmeras dificuldades, cheguei a ficar fora de um Pan-Americano por falta de recursos. Mas, por tudo que investi em minha carreira e tudo que conquistei, resolvi seguir em frente na busca de mais títulos para o meu país”, comentou Valdirene Stanski.
Agora, a atleta inicia os preparativos para o 2º mundial, que será realizado de 23 a 27 de outubro, em Sarajevo, na Bósnia.
As lutadoras maringaenses levaram a maioria dos títulos das disputas femininas. Com exceção de Valdirene Stanski/Ponta Grossa, na categoria 70Kg, Jakeline Oliveira, na categoria 55Kg acima, Geovana Ramos nos 65Kg acima e Franciele Araújo, categoria 65Kg, conquistaram para Maringá 3 Ouros, demonstrando o favoritismo de Maringá no esporte.
Diferente das disputas femininas, o torneio masculino foi bem mais equilibrado. Com exceção de Cascavel, que conquistou 2 títulos, as outras 4 medalhas de Ouro foram para Centenário do Sul, Maringá, Pato Branco e Carambeí.
Cascavel faturou Ouro nas categorias 67 e 71Kg com os lutadores João Paulo dos Santos e Gesiel Isaque Moreira. Alessandro Furtoso garantiu a 1ª colocação para Pato Branco, nos 75Kg, Bruno Dantas foi o campeão por Maringá, categoria 81Kg, Fábio José de Melo que representou Carambeí foi o campeão dos 86Kg e Rafael Sanches de Centenário do Sul garantiu o título da categoria 53Kg.
O 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Ivaiporã.
Marco Antônio Lemes
Jardim Iporã celebra transformação urbana com obras de revitalização da Prefeitura de Ivaiporã
Prefeitura de Ivaiporã inaugura pedra irregular da Vila Rural e leva dignidade à zona rural