Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

62º Japs

Campeã mundial conquista Ouro pela 5ª vez nos Jogos Abertos do Paraná

Domingo, 25 de agosto de 2019

Última Modificação: 25/08/2019 22:37:11 | Visualizada 412 vezes

Valdirene Stanski subiu ao pódio e comemorou a 5ª medalha de Ouro conquistada nos Japs.


Ouvir matéria

Uma história construída com muito esforço e dedicação marcou as disputas do kickboxing na Fase Final do 62º Jogos Abertos do Paraná (Japs) – Divisão B, em Ivaiporã. Motivo de orgulho para o Paraná e o Brasil, a atleta de Ponta Grossa, Valdirene Aparecida Miranda Stanski, subiu ao pódio e comemorou a 5ª medalha de Ouro conquistada nos Japs. Porém, a história vai muito além das fronteiras.

Campeã do mundo, em 2017, a paranaense ocupa a 2ª colocação no ranking mundial da categoria 70Kg acima e possui um histórico de conquistas e também de muitas batalhas, não somente dentro do ringue, como fora dele.

Mãe de 2 filhos, Valdirene Stanski iniciou a prática do kickboxing, em 2012, e, no ano seguinte, conquistou o 1º Ouro nos Jogos Abertos do Paraná. Incentivada pelo esposo, a atleta que dividia os afazeres domésticos com o trabalho em uma oficina mecânica de propriedade do pai, foi pouco a pouco ganhando notoriedade dentro da modalidade. Durante a caminhada, quase abandonou o esporte. Mas, graças ao apoio recebido dos filhos, Valdirene Stanski deixou o trabalho mecânico para se dedicar exclusivamente ao kickboxing.

O esforço durante os treinamentos rendeu à atleta uma participação na Copa do Mundo, em 2018, realizada na Austrália, quando garantiu a medalha de Ouro para o Brasil.

“Iniciei minha carreira no kickboxing, em 2012. A partir de então, este esporte passou a fazer parte da minha vida. Já passei por inúmeras dificuldades, cheguei a ficar fora de um Pan-Americano por falta de recursos. Mas, por tudo que investi em minha carreira e tudo que conquistei, resolvi seguir em frente na busca de mais títulos para o meu país”, comentou Valdirene Stanski.

Agora, a atleta inicia os preparativos para o 2º mundial, que será realizado de 23 a 27 de outubro, em Sarajevo, na Bósnia.

As lutadoras maringaenses levaram a maioria dos títulos das disputas femininas. Com exceção de Valdirene Stanski/Ponta Grossa, na categoria 70Kg, Jakeline Oliveira, na categoria 55Kg acima, Geovana Ramos nos 65Kg acima e Franciele Araújo, categoria 65Kg, conquistaram para Maringá 3 Ouros, demonstrando o favoritismo de Maringá no esporte.

Diferente das disputas femininas, o torneio masculino foi bem mais equilibrado. Com exceção de Cascavel, que conquistou 2 títulos, as outras 4 medalhas de Ouro foram para Centenário do Sul, Maringá, Pato Branco e Carambeí.

Cascavel faturou Ouro nas categorias 67 e 71Kg com os lutadores João Paulo dos Santos e Gesiel Isaque Moreira. Alessandro Furtoso garantiu a 1ª colocação para Pato Branco, nos 75Kg, Bruno Dantas foi o campeão por Maringá, categoria 81Kg, Fábio José de Melo que representou Carambeí foi o campeão dos 86Kg e Rafael Sanches de Centenário do Sul garantiu o título da categoria 53Kg.

O 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Ivaiporã.

Marco Antônio Lemes

 Galeria de Fotos

 Veja Também