ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Qualidade

Produtores recebem premiação do 2º Concurso Café Qualidade Ivaiporã

Quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Visualizada 107 vezes

"O café produzido no distrito do Jacutinga é um dos melhores do Brasil. Por isso, precisamos oferecer incentivo e valorizar o homem do campo", defendeu Miguel Amaral.


A Prefeitura de Ivaiporã, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga entregaram a premiação referente ao 2º Concurso Café Qualidade Ivaiporã - Etapa Jacutinga, que foi realizado durante o 2º Festival do Café do Jacutinga.

A solenidade de premiação aconteceu, na segunda-feira, dia 9 de setembro. Tratou-se de uma parceria entre Prefeitura de Ivaiporã, Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, Seab, Emater e do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).  

Os vencedores foram: Valdecir de Souza (1º lugar com nota 82,75), Valdecir Siqueira Teixeira (2º lugar com nota 82,29) e Walter Marcomini (3º lugar com nota 82,00). Um dos objetivos do 2º Concurso Café Qualidade Ivaiporã foi incentivar os produtores a participar do 17º Concurso Café Qualidade Paraná, cuja fase final será realizada em Ivaiporã, no dia 24 de outubro, no Scaramal Eventos.

O produtor Valdecir de Souza disse que ficou surpreso com o resultado. Mas tinha certeza que poderia ficar entre os primeiros colocados.  

O prefeito Miguel Amaral agradeceu aos técnicos do 2º Concurso Café Qualidade Ivaiporã pelo empenho; parabenizou os produtores de café pela qualidade do plantio; e agradeceu ao presidente da Câmara de Vereadores, Éder Bueno – e demais vereadores da base política pelo apoio dado. “O café produzido no distrito do Jacutinga é um dos melhores do Brasil. Por isso, precisamos oferecer incentivo e valorizar o homem do campo”, defendeu Miguel Amaral.

Francisco Barbosa Lima, gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná, reconheceu o envolvimento da Prefeitura de Ivaiporã nas políticas públicas em prol dos produtores de café e explicou que as condições climáticas deste ano interferiram na qualidade do café brasileiro se comparado com café produzido no Brasil em 2018. Mas, apesar do mau tempo, Francisco Lima afirmou que há produções excepcionais.

Além da entrega da premiação o prefeito Miguel Amaral assinou o termo de cessão de uso do barracão – localizado no acesso secundário, criando o Centro de Distribuição de Hortifruti da Agricultura Familiar de Ivaiporã, o que irá reforçar o programa Ivaiporã Frutifica, que foi criado, em 2018, pela administração municipal, por intermédio dos Departamentos Municipais de Agricultura e de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, e coordenado pela engenheira agrônoma Maria Helena da Cruz.

O termo de cessão foi assinado pelo prefeito Miguel Amaral; presidente da Câmara de Vereadores, Eder Bueno, que parabenizou a Prefeitura de Ivaiporã pelo incentivo dado aos cafeicultores; e pelo presidente da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, João Andrade, que agradeceu à Prefeitura pelo apoio dado aos produtores do município.

Também participaram da solenidade de premiação o vice-prefeito de Ivaiporã, Ilson Gagliano; gerente da Emater Regional, Ana Maria Moraes; chefe da Seab, Vitória Holzmann; engenheiro agrônomo da Emater de Grandes Rios, Nelson Menoli Sobrinho; coordenador do Projeto Café no Paraná, Cilésio Abel Demoner; secretário executivo da Câmara Setorial do Café, Paulo Sérgio Franzini; e diretores dos departamentos municipais da Prefeitura de Ivaiporã.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00. DISQUE ILUMINAÇÃO PUBLICA: 0800-6493472 ou 9 8438 9762. Seja um bom cidadão!

Rua Rio Grande do Norte, 1000

(43) 3471-1950

OUVIDORIA - 0800-649 3472

atosoficiais@ivaipora.pr.gov.br

Última Atualização do site:   19/09/2019 09:03:27