ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Covid-19

Prefeitura de Ivaiporã cria Centro de Triagem Coronavírus na UPA

Segunda-feira, 06 de abril de 2020

Visualizada 933 vezes

O prefeito Miguel Amaral explicou que a administração municipal adota medidas preventivas levando em consideração os alertas da Organização Mundial de Saúde.


Foi com o objetivo de se prevenir contra a pandemia que a Prefeitura de Ivaiporã criou o Centro de Triagem Coronavírus (Covid-19). A estrutura foi montada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde atende uma equipe multiprofissional.

O prefeito Miguel Amaral explicou que a administração municipal adota medidas preventivas levando em consideração os alertas da Organização Mundial de Saúde. “Por isso, investimos no Centro de Triagem Coronavírus, equipamentos de proteção individual e em álcool líquido 70% para garantir que as equipes de saúde atendam a população com segurança”, justificou Miguel Amaral.

A equipe é formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e auxiliares de serviços gerais para a desinfecção do ambiente. O atendimento é prestado de segunda a segunda das 07h00 às 19h00. Caso seja necessário o atendimento poderá expandido por 24 horas.

O processo de montagem da estrutura foi coordenado pelo diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e pelos enfermeiros João Felipe Marques, que é responsável pela Atenção Básica, e Nilza Fernandes da Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Claudeney Martins reforçou que os pacientes com sintomas semelhantes ao coronavírus podem procurar o Centro de Triagem – além da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. No Centro de Triagem Coronavírus a equipe do plantão faz avaliações – podendo medicar, orientar e recomendar permanência em casa por 14 dias. Havendo necessidade de cuidados mais específicos os pacientes serão encaminhados para hospitais de referência.

Segundo João Felipe Marques o Centro de Triagem Coronavírus foi criado levando em consideração a situação epidemiológica relacionada ao coronavírus, evitando que o paciente suspeito circule em vários serviços de saúde, uma vez que as UBS precisam voltar paulatinamente a atender gestantes, crianças, hipertensos e doentes crônicos com todas as medidas de segurança. O serviço de triagem é oferecido a toda a população do município.

“No Centro de Triagem Coronavírus a equipe acompanha os casos e monitora os sintomáticos, e quando necessário realiza a transferência para hospitais de referência”, acrescentou João Felipe Marques.

O Centro de Triagem segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Se o município receber testes rápidos para pacientes sintomáticos serão feitos no Centro de Triagem Coronavírus. O Departamento Municipal de Saúde mantém a recomendação de manter o distanciamento social.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Prefeitura de Ivaiporã cria Centro de Triagem Coronavírus na UPA Prefeitura de Ivaiporã cria Centro de Triagem Coronavírus na UPA Estrutura montada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde atende uma equipe multiprofissional Credito: Lcia Lima

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00. DISQUE ILUMINAÇÃO PUBLICA: 0800-6493472 ou 9 8438 9762. Seja um bom cidadão!

Rua Rio Grande do Norte, 1000

(43) 3471-1950

OUVIDORIA - 0800-649 3472

atosoficiais@ivaipora.pr.gov.br

Última Atualização do site:   04/06/2020 11:03:47