Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

11 e 15 de maio

Prefeitura de Ivaiporã iniciará 3ª fase de vacinação contra gripe Influenza no dia 11 de maio

Segunda-feira, 04 de maio de 2020

Última Modificação: 21/08/2020 15:02:19 | Visualizada 850 vezes

A vacinação será aplicada de segunda a sexta-feira no Centro de Saúde de Ivaiporã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos do Alto Porã e Santa Bárbara.


Ouvir matéria

No dia 11 de maio, a Prefeitura de Ivaiporã iniciará a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, por meio do Departamento Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, cumprindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, explicaram que o Ministério da Saúde divulgou as mudanças no calendário da vacinação contra a gripe Influenza, suspendeu o Dia D de Vacinação e dividiu a 3ª fase em 2 etapas com o objetivo de evitar aglomeração e propagação do coronavírus (Covid-19).

Entre os dias 11 e 15 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto. A vacinação será aplicada de segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h00 no Centro de Saúde de Ivaiporã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos do Alto Porã e Santa Bárbara.  

A vacinação para professores de escolas públicas e privadas, bem como adultos entre 55 e 59 anos, será aplicada entre os dias 18 de maio e 5 de junho.

Segundo o Ministério da Saúde os Estados e municípios recebem semanalmente as doses de vacina de forma escalonada de acordo com a produção do Instituto Butantan.

 

Influenza

É uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou no contato pelas mãos.

 

Sintomas

Os sintomas da gripe são febre alta – acima de 38ºC (com início repentino), tosse persistente, inflamação na garganta, sensação de cansaço, calafrios, dores musculares intensas e principalmente dificuldade para respirar. A partir desses sintomas, o quadro pode evoluir rapidamente para uma pneumonia ou outras infecções.

“A vacina contra Influenza não protege contra o coronavírus (Covid-19). Mas os sintomas das duas doenças são semelhantes. Por isso, a imunização facilita o diagnóstico e tratamento de pacientes”, explicou Nilza Fernandes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Prefeitura de Ivaiporã iniciará 3ª fase de vacinação contra gripe Influenza no dia 11 de maio Crédito: Agência Brasil
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também