Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Qualidade de vida

Prefeito de Ivaiporã defende investimentos em moradias por meio dos programas Viver Mais Paraná, Vida Nova e Casa Fácil

Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 19/02/2021 18:21:17 | Visualizada 1118 vezes

Segundo Carlos Gil são necessários 12 mil metros quadrados para construir o Condomínio do Idoso.


Ouvir matéria

Após solicitar ao diretor-presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Jorge Luiz Lange, a implantação do Condomínio do Idoso, por meio do programa Viver Mais Paraná, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, recebeu a chefe do escritório regional da Cohapar de Apucarana, Elisângela Costa de Araújo, que estava acompanhada do coordenador regional Maurício Bueno. 
O programa Viver Mais Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Cohapar, atende pessoas acima dos 60 anos sem casa própria, com renda familiar de 1 a 6 salários mínimos. No Condomínio do Idoso os moradores têm acompanhamento de saúde, assistência social e lazer – além de conviver com outros idosos. 
Segundo Carlos Gil são necessários 12 mil² para construir o Condomínio do Idoso. “Há 3 áreas em fase de negociação, que atendem aos requisitos do programa Viver Mais Paraná e oferecem as infraestruturas necessárias para construir as 40 unidades habitacionais, que seguem padrão estadual”, contou o prefeito.  

Vida Nova 
Recentemente, o prefeito Carlos Gil solicitou à Cohapar a reativação do programa Vida Nova – também desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Cohapar – para construir 18 unidades habitacionais no distrito do Jacutinga. O terreno, que pertence à Prefeitura, fica ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), que se encontra em fase de construção. 
O objetivo do programa Vida Nova é beneficiar famílias que vivem em áreas de risco e moradias precárias. “As famílias do distrito de Jacutinga estão cadastradas e o objetivo é oferecer melhor qualidade de vida com moradias dignas. Inclusive, estamos enviando a documentação para formalizar o convênio”, informou Carlos Gil. 
“Para desenvolver o programa Vida Nova no distrito do Jacutinga estamos com o processo adiantado na parte de viabilidade técnica”, informou Elisângela Araújo, que recebeu da presidente da Câmara de Vereadores o protocolo de intenção para executar o programa Vida Nova no distrito do Alto Porã. “Verificamos que residem nestes distritos várias famílias em vulnerabilidade social. Por isso, se enquadram nos requisitos do programa Vida Nova”, acrescentou. 

Casa Fácil Paraná 
O prefeito Carlos Gil tem em andamento o pedido de construção de 100 casas, por meio programa Casa Fácil Paraná, em terreno a ser definido. A Cohapar financia a construção de casas para famílias com renda de 1 a 6 salários mínimos, enquanto a infraestrutura fica sob a responsabilidade da Prefeitura. 
Elisângela Araújo disse que se trata de 3 projetos importantes para Ivaiporã – Viver Mais Paraná, Vida Nova e Casa Fácil e antecipou que o próximo passo é estabelecer parceria entre a Prefeitura e a Cohapar, por meio do programa de financiamento Casa Fácil Paraná, para construir as 100 habitações solicitadas pelo prefeito Carlos Gil.  
Carlos Gil estava acompanhado do vice-prefeito Marcelo Reis, e do diretor do Departamento Municipal de Obras, Bruno Montoro, para tratar dos trâmites técnicos dos programas habitacionais. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também