Covid-19

COVID-19

Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br
Acessibilidade

Palestras

Departamento de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã incentiva fruticultura no município

Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 24/02/2021 16:18:12 | Visualizada 399 vezes

O município de Ivaiporã tem potencial na fruticultura


Ouvir matéria

Produtores rurais do município de Ivaiporã são incentivados a investir na fruticultura por meio do Departamento Municipal de Agricultura, que convidou o geneticista e diretor de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, e o agrônomo Ederlan da Silva Nunes para falar sobre Maracujá, Melhoramento Genético e Sistemas de Produção – com a participação do engenheiro agrônomo da Agrocinco, Flávio Pagnan, e do representante comercial da empresa Diaton Mineração – unidade de produção Copasil, Vinicius Fonseca. 
As palestras foram ministradas no Centro Cultural, nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, quando o vice-prefeito Marcelo Reis deu as boas-vindas aos palestrantes, técnicos e aos produtores rurais, que foram incentivados a diversificar a produção apostando na fruticultura. 
“O plantio do maracujá pode ser uma alternativa de diversificação para os pequenos produtores aumentar a renda familiar, porque a cultura do maracujá está em expansão para consumo in natura e produção de suco”, sugeriu Marcelo Reis na abertura das palestras, afirmando que a fruticultura é um dos focos essenciais da administração municipal.
Em seguida, Ederlan Nunes abordou a aplicação de silício – presente nas frutas, legume e cereais. “Infelizmente, o silício é extraído e não resposto. Por isso, a incidência de silício no solo diminuiu, enquanto o uso de defensivos agrícolas aumentou. Mas o ideal é repor o silício para fortalecer as plantações e garantir que o alimento chegue è mesa do consumidor de forma mais saudável”, sugeriu o agrônomo, que reside em São Paulo.
Fábio Faleiro, que veio do Distrito Federal, falou sobre melhoramento genético do maracujá e sistema de produção que visa aumentar a qualidade dos frutos. “A maior parte do Estado do Paraná tem ótimas condições de solo. Além disso, o clima é favorável à produção do maracujá. Inclusive, o Paraná se destaca no Brasil pelo perfil dos produtores, que são comprometidos com a fruticultura”, analisou o geneticista. 
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Agricultura, Estela Bagio Zanetti, que é produtora de cogumelos, o município de Ivaiporã tem potencial na fruticultura. “Por isso, a administração municipal incentiva os produtores rurais com palestras e orientações técnicas para fortalecer a agricultura familiar e manter o homem no campo”, explicou Estela Bagio Zanetti.

Prevenção 
Os cuidados inerentes à pandemia do coronavírus (Covid-19) foram seguidos com o respeito à capacidade máxima de público, ambiente arejado, disponibilidade de álcool em gel, obrigatoriedade de máscara e medição da temperatura. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também