Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Domingo, 18

Prefeitura de Ivaiporã monta força-tarefa na luta pela vida e vacina 400 pessoas acima de 65 anos

Domingo, 18 de abril de 2021

Última Modificação: 18/04/2021 13:04:58 | Visualizada 728 vezes

O prefeito Carlos Gil enfatizou o empenho do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, visando imunizar a população.


Ouvir matéria

Neste domingo, dia 18 de abril, a Prefeitura de Ivaiporã montou uma verdadeira força tarefa, por meio do Departamento Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, para aplicar a 1ª dose da vacina AstraZeneca/Oxford  no público-alvo com 65 anos ou mais.

Desde que o Ministério da Saúde passou a liberar os imunizantes CoronaVac/Butantan e AstraZeneca é a 1ª vez que a vacinação é aplicada no domingo devido à quantidade de doses disponibilizada.

As equipes de saúde estimaram vacinar cerca de 500 pessoas. No final da imunização, Ana Regina Soares, que é coordenadora da vacinação contra coronavírus (Covid-19) e farmacêutica do Departamento Municipal de Saúde, contabilizou 400 doses aplicadas entre 08h15 e 10h40. “Estimamos iniciar a vacinação às 09h00. Mas, para evitar aglomeração, passamos a aplicar a vacina às 08h15, porque grande parte do público-alvo formou fila antes do horário previsto”, contou Ana Soares.

 

União de equipes

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, a vacinação contou com apoio do Departamento Municipal de Esporte, Laboratório Municipal, Programa Saúde da Família (PSF), setor administrativo, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, estagiários da saúde e da Polícia Militar, que manteve o trânsito controlado próximo aos pontos de vacinação – Centro Cultural e Drive Thru.

“Agradecemos ao prefeito Carlos Gil e à diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, por nos proporcionar a logística necessária para imunizar a população; farmacêutica Ana Soares pelo empenho e estratégia de vacinação; imprensa falada e escrita pela grande parceria na divulgação da campanha de imunização em Ivaiporã; e a 6ª Companhia Independente de Polícia Militar por disponibilizar equipes no monitoramento do trânsito”, declarou Nilza Fernandes.

Cristiane Pantaleão pede ao público-alvo da vacinação – independente da idade para ficar atento às datas da 2ª dose. Segundo Cristiane Pantaleão a 2ª dose da vacina CoronaVac pode ser tomada entre 14 e 28 dias, após a 1ª aplicação. E a 2ª dose da AstraZeneca com cerca de 84 dias, após a 1ª dose. “Por isso, pedimos que as pessoas sigam atentamente as orientações divulgadas pela Prefeitura de Ivaiporã e evitem sair de casa desnecessariamente. Em caso de dúvida quanto à data da 2ª imunização pode ligar para o Departamento Municipal de Saúde [3472-1788]”, orientou Cristiane Pantaleão.

O prefeito Carlos Gil enfatizou o empenho do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, visando imunizar a população contra o coronavírus, bem como a dedicação da 22ª Regional de Saúde que não mede esforços para garantir os lotes de vacinas. “Trata-se de uma grande força-tarefa na luta pela vida. Por isso, é fundamental a união entre diversos setores”, comentou Carlos Gil.

As equipes de saúde irão contabilizar a quantidade de acamados ou domiciliados do público-alvo com 65 anos ou mais e aplicar as demais doses da AstraZeneca/Oxford.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também