Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Ivaiporã incentiva produtores com palestras sobre Agroindústria e Sericicultura na Acisi

Sexta-feira, 30 de julho de 2021

Última Modificação: 30/07/2021 08:50:04 | Visualizada 565 vezes

Incentivo aos produtores, agroindústria e à formação de associações


Ouvir matéria

Dando sequência ao convênio estabelecido entre a Prefeitura e o Sebrae, visando o Desenvolvimento Econômico de Ivaiporã, foram realizadas 2 palestras para estimular os produtores do municípios a investir em Sericicultura e Agroindústria. As palestras foram realizadas no salão de reuniões da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi).

Para abordar a Potencialização das Agroindústrias de Ivaiporã foi convidado o engenheiro de Alimentos, Fabiano Vila Real, que veio de Maringá. A proposta da palestra foi fortalecer o setor Agroindustrial, melhorar a produção e profissionalização da gestão, investindo em inovações tecnológicas, com o objetivo de gerar produtos de alto valor agregado e com potencial de mercado.

“As agroindústrias precisam se organizar, porque têm apoio da Prefeitura. Inclusive, há vários exemplos de pequenas empresas familiares que estão se desenvolvendo na região”, afirmou Fabiano Vila Real, que mencionou a concorrência como maior desafio.

Segundo a diretora do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã, Estela Guisi Bagio Zanetti, um dos objetivos da palestra foi celebrar o Dia do Agricultor, incentivando os produtores a investir na área que atua.

                                                

Sericicultura

O contador Eraldo Luiz Pasquini incentivou os produtores a formar Associação de Sericicultura por considerar que se trata de uma importante atividade produtiva no Estado e economicamente viável. A sericicultura consiste na criação do bicho-da-seda para a produção do fio.

“A Associação de Sericicultura precisa ser bem estruturada para proporcionar bons resultados, o que depende da dedicação dos membros. Vale a pena investir, porque o Paraná é o principal produtor nacional do bicho-da-seda”, defendeu Eraldo Pasquini.

Anderson Naves Siqueira, que é natural de Ivaiporã e reside em São Paulo, tem um barracão de bicho-da-seda no distrito do Jacutinga, onde está construindo a 2ª estrutura e com planos para investir no 3º barracão. “Em breve, irei retornar ao município de Ivaiporã, porque é uma boa oportunidade para investir na sericicultura – especialmente devido ao apoio que a Prefeitura oferece aos pequenos produtores”, contou Anderson Siqueira, que vem ao município 1 vez por mês.

A consultora do Sebrae, Joelma Kato, disse que a parceria com a Prefeitura de Ivaiporã tem dado bons resultados, enquanto Estela Zanetti lembrou que o incentivo aos produtores, agroindústria e à formação de associações integram o plano de governo da gestão Carlos Gil e Marcelo Reis.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também