Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Redução da mortalidade

Prefeitura de Ivaiporã lança projeto Colo de Mãe Ivaiporãense

Quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Última Modificação: 10/02/2022 15:20:02 | Visualizada 568 vezes

O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento à gestante e ao bebê


Ouvir matéria

O projeto Colo de Mãe Ivaiporãense foi lançado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Saúde, no Centro da Melhor Idade, que foi delicadamente decorado pela diretora do Departamento Municipal de Cultura, Luciane Baggio.

A abertura contou com a presença do prefeito Carlos Gil, diretoras dos Departamentos Municipais de Saúde e Assistência Social, Cristiane Pantaleão e Flávia Kuss, chefe da 22ª Regional de Saúde, Eleane Rother, e da presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy.

O projeto Colo de Mãe Ivaiporãense, que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento à gestante e ao bebê, foi apresentado pela vereadora Gertrudes Bernardy ao Legislativo, onde foi aprovado conforme a Lei 3.609/2021. “Um dos objetivos do projeto Colo de Mãe Ivaiporãense é reduzir a mortalidade materno-infantil. Por isso, as gestantes são estimuladas a se comprometer com o pré-natal”, comentou Gertrudes Bernardy.

Cristiane Pantaleão explicou que o projeto Colo de Mãe Ivaiporãense oferece informações básicas e suplementares multiprofissionais para conhecimento das futuras mamães e papais sobre o processo gestacional, parto, puerpério e os primeiros dias do bebê; promove a saúde da gestante e do bebê; proporciona tranquilidade e segurança aos familiares; melhora a qualidade de vida e saúde das gestantes, puérperas e recém-nascidos de Ivaiporã; estimula a integralidade do cuidado da mulher; fortalece o comprometimento da gestante com o pré-natal e vínculo com a equipe; e reduz a mortalidade materno-infantil por complicações no parto e puerpério.

Flávia Kuss e Eleane Rother citaram dados sobre a mortalidade materno-infantil, mencionaram a importância do projeto e parabenizaram as equipes de saúde pelo empenho.

Encerrando a solenidade o prefeito Carlos Gil afirmou que é muito importante os profissionais de saúde oferecer apoio às gestantes e disse que o comprometimento com o pré-natal será reforçado. “A nossa meta é reduzir a mortalidade infantil no município e ver as crianças nascer saudáveis”, declarou Carlos Gil.

As gestantes que cumpriram os requisitos do projeto receberam kit maternidade contendo: fralda descartável, conjunto pagão, toalha com capuz, par de meias de recém-nascido, manta infantil, sabonete em barra, frasco para álcool 70% e camisetinha de incentivo ao aleitamento materno.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também