Covid-19

COVID-19

Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br
Acessibilidade

Saúde

Prefeitura de Ivaiporã inaugura UBS Porto Belo e apresenta equipe de trabalho

Quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Última Modificação: 18/11/2021 09:27:14 | Visualizada 392 vezes

A inauguração integra as comemorações do 60º aniversário de Ivaiporã, que será celebrado na sexta-feira, dia 19.


Ouvir matéria

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio foi inaugurada pela Prefeitura de Ivaiporã, na Rua Iranei Rodrigues de Oliveira nº 80, no Jardim Porto Belo, nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, e passará a atender 1.200 pessoas residentes no Bosque da Saúde, Vila Santa Maria, Jardim Itapuã, Porto Belo, Jardim Luiz XV e o Condomínio Royal Lake. A benção ecumênica foi proferida pelo pastor Emanuel Altomani e pelo padre Marcos de Oliveira.  
A construção do prédio foi iniciada em 2015 – 1ª gestão do prefeito Carlos Gil, com recursos do Governo Federal na faixa de R$408 mil e construída em 267 m². Conforme a administração municipal a obra ficou paralisada durante 5 anos. Apenas em 2021 a obra foi retomada e finalizada pela gestão Carlos Gil e Marcelo Reis. Quanto aos equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Souza no valor de R$211.600,00. 
A inauguração integra as comemorações do 60º aniversário de Ivaiporã, que será celebrado na sexta-feira, dia 19. 

Equipe
A população será atendida na UBS Porto Belo, entre as 07h30 e 17h00, com a equipe formada pela enfermeira Karla Montoro, médica Renata Marques, técnico de enfermagem, agentes comunitárias de saúde e equipe multiprofissional composta por psicóloga, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, dentista e auxiliar de saúde bucal. Além disso, são disponibilizados exames preventivos de Papanicolau, mamografia, administração de vacinas e medicamentos, teste de glicemia, passagem de sondas de alimentação e vesical, visita domiciliar, grupo de gestante, hipertenso e diabético, e grupo de saúde mental.
A presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, parabenizou a administração municipal pelo empenho demonstrado em 10 meses de gestão e especialmente por trabalhar pensando no atendimento que a população merece. 
Sobre as obras paradas, entre 2017 e 2020, o vice-prefeito Marcelo Reis considerou um descaso com a população. “A administração municipal trabalha para oferecer saúde de qualidade. Por isso, após 4 anos de paralisação, inauguramos a UBS do Porto Belo, que é fruto da organização, vontade política e da dedicação de uma equipe comandada pela diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão”, reconheceu Marcelo reis. 
Cristiane Pantaleão agradeceu ao prefeito Carlos Gil pela confiança e à equipe pelo empenho diário para inaugurar a UBS Porto Belo. “Sei que o atendimento à população precisa melhorar. Mas temos vontade e condições de trabalho dadas pelo prefeito Carlos Gil e pelo vice-prefeito Marcelo Reis”, afirmou a diretora. 

Vontade política
“A obra ficou paralisada, porque faltou vontade política. Havia 12 pendências quando assumi o mandato. Cabia ao prefeito [2017/2020] cobrar em Brasília e à equipe de trabalho a execução da obra. Construiu? Tem que funcionar!”, defendeu o prefeito Carlos Gil, informando que havia 12 programas parados ligados à saúde que não recebiam recursos federais – odontologia, por exemplo.  Os programas foram retomados em Brasília pela diretora Cristiane Pantaleão. 
O prefeito Carlos Gil parabenizou as equipes municipais de saúde por considerá-las incansáveis durante a pandemia e as mudanças ocorridas em 2021 com o fim dos “jeitinhos na saúde”. 
A solenidade contou com a presença dos diretores dos departamentos municipais, convidados e dos líderes comunitários Claudelir de Godoy e Dairce Gardim da Silva, que representaram a população que será atendida na UBS Porto Belo. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também