Covid-19

COVID-19

Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br
Acessibilidade

Formação

Profissionais de Saúde da UPA 24h de Ivaiporã atualizam treinamentos em emergências cardiovasculares

Quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Última Modificação: 16/12/2021 07:57:24 | Visualizada 255 vezes

O curso foi instruído pelo diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Vanderson Costa.


Ouvir matéria

O Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã promoveu o curso sobre Emergências Cardiovasculares – instruído pelo diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Vanderson Costa, e direcionado para médicos e enfermeiros.

Durante os treinamentos foram dadas instruções sobre suporte básico e avançado de vida, que compreende etapas que podem ser iniciadas fora do ambiente hospitalar e realizadas por leigos e estudantes – devidamente capacitados e informados, aumentando a sobrevida e diminuindo as sequelas das vítimas de parada cardiorrespiratória.

“A cada minuto sem atendimento uma vítima em parada cardiorrespiratória diminui em 10% a chance de sobrevida. Ou seja, a atuação rápida de um leigo, que percebe uma parada cardiorrespiratória e chama por socorro especializado, previne a deterioração miocárdica e cerebral”, exemplificou o diretor clínico Vanderson Costa, que parabenizou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, pela iniciativa e os profissionais que participaram com grande determinação.

A diretora Cristiane Pantaleão enfatizou a necessidade de atendimento em excelência e avisou que irá iniciar o processo de estruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e reorganização do atendimento a pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória. “Posteriormente, orientaremos a população de Ivaiporã para dar o primeiro atendimento a vítimas, enquanto aguarda a chegada do Samu 192”, antecipou a diretora Cristiane Pantaleão.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também