Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Poço artesiano

Prefeitura de Ivaiporã e Sanepar solucionam problema da falta de água nas comunidades do Cruzeirinho e Santa Luzia

Sexta-feira, 18 de março de 2022

Última Modificação: 22/03/2022 17:49:04 | Visualizada 822 vezes

A perfuração foi executada pela empresa São João Maria Poços - poço semiartesianos e artesiano e será custeada pela Sanepar.


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ivaiporã e a Sanepar atenderam ao pedido dos moradores das comunidades do Cruzeirinho e Santa Luzia solucionando o problema da falta de água ocasionado pela necessidade de adoção de alguns procedimentos para fazer funcionar a bomba do poço artesiano.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, vice-prefeito Marcelo Reis e os vereadores Gertrudes Bernardy, Emerson Bertotti e José Maurino Carniato, que também se empenharam na solução do problema, se encontraram com a equipe da Sanepar para conferir o teste de vazão, que foi um sucesso.

Conforme explicou o prefeito Carlos Gil a solução cabia à Sanepar em função do contrato assinado com a Prefeitura, em junho de 2014, referente ao programa de prestação de serviços de água e esgoto – válido por 30 anos. “Quando assumimos a gestão, em 2021, não foi possível resolver o problema por não haver licitação de poço artesiano”, explicou o prefeito.

 

4 poços

O Departamento Municipal de Obras da Prefeitura licitou a perfuração de 4 poços artesianos para o terreno onde será construído o Parque de Exposições, Parque Industrial II, Cemitério Municipal e para a comunidade do Cruzeirinho, onde a bomba foi substituída por outra mais potente e rebaixada a tubulação que estava com 96 metros – passando a ter 180 metros de profundidade.

A perfuração foi executada pela empresa São João Maria Poços – poço semiartesianos e artesiano e será custeada pela Sanepar. O diretor do Departamento Municipal de Obras, Bruno Montoro, afirmou que foi a maneira mais célere encontrada pelo prefeito Carlos Gil para atender e solucionar o problema dos moradores das comunidades do Cruzeirinho e Santa Luzia.

 

30 famílias

“O mais importante é resolver o problema de cerca de 30 famílias. A previsão é aumentar a rede visando atender mais 20 produtores rurais. A Sanepar vai contratar a empresa para executar a obra e o município ajudará disponibilizando uma retroescavadeira. Mas precisamos garantir a vazão para aumentar a fornecimento da água”, ponderou o prefeito Carlos Gil.

O teste de vazão, que iniciou na quinta-feira, dia 17 de março, às 09h30, foi concluído às 21h30. O objetivo foi garantir que não haveria falha técnica e assegurar que, nesta sexta-feira, dia 18 de março, a água chegue à residência das 30 famílias.

“A vazão do poço artesiano iniciou com 6 mil litros/hora. Quando pressurizar para o reservatório diminuirá um pouco – passando para cerca de 5.500 litros/hora. Mas será o suficiente para atender as comunidades do Cruzeirinho e Santa Luzia”, explicou o agente de suporte operacional da Sanepar, Paulo Matias.

José Maurino Carniato reforçou que a obra não envolve emenda de deputado algum. “Se chegar emenda será usada em outro setor. O poço artesiano é obra da Sanepar e empenho do prefeito Carlos Gil, que atendeu ao pedido dos vereadores da base e das comunidades”, afirmou o vereador.   

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também