Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

36 vagas

Carreta do Conhecimento do Governo do Estado dará curso gratuito de Elétrica Residencial em Ivaiporã

Sexta-feira, 25 de março de 2022

Última Modificação: 31/03/2022 12:02:30 | Visualizada 503 vezes

O curso será ministrado das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30 entre os dias 30 de maio e 28 de junho.


Ouvir matéria

Ivaiporã é uma das 63 cidades do Paraná contemplada pelo Governo do Estado para receber a Carreta do Conhecimento. A Prefeitura aderiu ao programa que oferta qualificação profissional gratuita desenvolvida na unidade móvel, equipada com salas de aula, oficinas e infraestrutura que visam promover formação profissional e geração de emprego.
A Secretaria da Justiça Família e Trabalho traz a Carreta do Conhecimento – patrocinada pela Volkswagen, enquanto o Senai disponibiliza os professores gratuitamente e a Prefeitura efetiva as inscrições por meio da Agência do Trabalhador. 
Em Ivaiporã será ofertado o curso de Elétrica Residencial das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, entre os dias 30 de maio e 28 de junho, com 18 alunos por período.
O gerente da Agência do Trabalhador de Ivaiporã, Rodrigo Cordeiro, informou que serão abertas 36 vagas para o curso de Elétrica Residencial. O curso terá duração aproximada de 30 dias com aulas de segunda à sexta-feira, obedecendo ao calendário nacional. Em dias de feriados não serão aplicadas aulas. 
Os interessados devem se inscrever na Agência do Trabalhador, ser maior de 18 anos, ter escolaridade mínima fundamental completa e morar em Ivaiporã. As inscrições estão abertas. 
“O curso de Elétrica Residencial qualifica e permite o ingresso do profissional no mercado de trabalho. Além disso, é uma forma de ganhar uma renda extra. Afinal, há muitas casas e comércios em construção no município, que tem tendência a se desenvolver cada vez mais”, afirmou o prefeito Carlos Gil.  

Conteúdo do curso Elétrica Residencial 
Noções de Segurança em Eletricidade: choque elétrico; Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI); NR – 10; Noções de Eletricidade Básica: grandezas elétricas; Circuitos elétricos; Medidas Elétricas; Sistema Elétrico Brasileiro: Geração, Transmissão e Distribuição; Instalações Elétricas Prediais: emendas de condutores; Interruptor: simples; Paralelo; Intermediário; Tomada de Uso Geral; Uso Específico; Fotocélula; Sensor de Presença; Programador Horário; Campainha; Minuteria; Dimmer; Dispositivos de Proteção (disjuntores, fusíveis e DPS); Leitura e Interpretação de Projetos Elétricos; Dimensionamento de Condutores e Disjuntores pela Capacidade de Corrente e Queda de Tensão; Aterramento de Instalações Elétricas; Norma NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão); Norma NTC 901 100 (Fornecimento em Tensão Secundária de Distribuição). 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também