Ouvir matéria
O município de Ivaiporã vem aumentando o investimento na Atenção Básica, especialmente voltado à saúde bucal, por entender que é preciso melhorar o atendimento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a saúde bucal é importantíssima para evitar que fungos e bactérias se proliferem entre os órgãos – causando doenças graves. Por isso, investir na saúde bucal é investir na qualidade de vida das pessoas.
Em 2021, o atendimento odontológico era centralizado. No entanto, foi descentralizando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Luiz, Monte Castelo, Nova Porã, Santo Antônio e Centro de Saúde, e nos distritos do Alto Porã e Jacutinga.
Atendimentos nas UBS
A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, informou que o atendimento odontológico está em fase de abertura na UBS São Francisco e Santa Bárbara. Por enquanto, os pacientes da UBS João XXIII são agendados e atendidos na UBS São Luiz e no Centro de Saúde. No entanto, a UBS que está em fase de construção na Vila João XXIII terá atendimento odontológico.
Para mais informações sobre os dias e horários de atendimento, a população deve sempre procurar a UBS mais próxima à residência.
Em 2021, foram atendidos 2.128 pacientes e feitos 5.505 procedimentos odontológicos. Em 2022, foram atendidas 2.366 pessoas em 6 meses. Durante este período, o Departamento de Saúde contabilizou 4.565 procedimentos e entregou mais de 200 próteses dentárias. Ou seja, o número de atendimentos feitos em 6 meses de 2022 foi superior aos 12 meses de 2021. “E vamos ampliar”, avisou Cristiane Pantaleão.
Conscientização e prevenção
Nas escolas municipais e nos centros municipais de educação infantil as equipes do Departamento de Saúde desenvolvem um trabalho de conscientização e prevenção jamais feito anteriormente – orientando as crianças e adolescentes acerca da forma correta de escovar, além de aplicar flúor.
“A prevenção é a melhor aliada da saúde bucal e aquela que mais proporciona resultados”, comparou Cristiane Pantaleão. Outro atendimento diferenciado é feito nas UBS com gestantes e crianças, que são orientadas a passar pelo dentista. “Além disso, estamos organizando a implantação do Atendimento Especializado em Saúde Bucal – com as especialidades de endodontia, cirurgia geral e periodontia, e raio-X odontológico disponível”, revelou Cristiane Pantaleão.
Outro fator que vai ajudar a ampliar e qualificar o atendimento é a abertura do curso de Odontologia pela Univale UCP. “Com a implantação do Atendimento Especializado em Saúde Bucal será estabelecida parceria entre a Prefeitura e a Univale UCP, que disponibilizará estagiários e professores para atender a população”, antecipou a coordenadora da Saúde Bucal, Gislaigne Maria Violato Roque.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã realiza II Congresso do Dia da Árvore com foco na preservação ambiental
Prefeito de Ivaiporã participa da reunião do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Vale do Ivaí