Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã cumpriu mais uma etapa do Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue, que é desenvolvido com as crianças e adolescentes do Projeto Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude, por meio dos Departamentos de Saúde e de Assistência Social.
O objetivo é conscientizar os mais jovens em relação aos riscos que o mosquito Aedes aegypti causam à saúde: dengue, zika e chikungunya.
Mais uma vez, a teoria foi aliada à prática com as crianças do Projeto Renascer vistoriando residências – devidamente uniformizadas, sob a coordenação da diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, agentes de endemia da Vigilância Sanitária e acompanhamento dos monitores. Recentemente, a ação foi desenvolvida com as crianças e adolescentes da Casa de Vivência e do Centro da Juventude.
As crianças demonstraram indignação quando se depararam com mato alto e os recipientes plásticos expostos numa residência desocupada, e comprovaram que as orientações dadas pelo Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue devem ser levadas a sério.
Trabalho prático
“Elas aprenderam a vistoriar, reconheceram os focos do mosquito da dengue e conheceram o trabalho prático de um agente de endemia. O que mais chama a atenção é a preocupação que as crianças e adolescentes têm em relação aos cuidados com quintais, terrenos e recipientes expostos que possam acumular água”, observou Cristiane Pantaleão.
Durante as ações práticas as crianças e adolescentes usam colete, cartão de identificação, caneta e adesivo (aprovado e reprovado), que é colado na residência conforme o resultado da vistoria. Quem teve a residência vistoriada pelos Super Agente aprovou!
As próximas etapas são: coleta de recicláveis; produção de objetos decorativos com materiais recicláveis; Feira Cultural de Materiais Recicláveis; formatura do Super Agente; e premiação do 1º ao 3º lugar dos projetos sociais. A previsão é formar cerca de 300 crianças este mês.
O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi transformado na Lei 3.689 de 16 de maio de 2022 por indicação da vereadora Gertrudes Bernardy.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã realiza II Congresso do Dia da Árvore com foco na preservação ambiental
Prefeito de Ivaiporã participa da reunião do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Vale do Ivaí