Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Conscientização

Prefeitura de Ivaiporã forma 300 Super Agente de Combate à Dengue e escolhe nome do mascote

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Última Modificação: 25/05/2023 11:34:44 | Visualizada 214 vezes

Em 2023, as ações serão retomadas com alunos da rede municipal de ensino


Ouvir matéria

Nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, a Prefeitura de Ivaiporã concluiu o Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, onde foi realiza a formatura 300 crianças e adolescentes que são atendidas nos projetos sociais Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude.

O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi lançado pela Prefeitura, em setembro de 2022, por intermédio dos Departamentos de Saúde e de Assistência Social, e transformado na Lei 3.689 de 16 de maio de 2022, por indicação da vereadora Gertrudes Bernardy, visando formar 300 crianças e adolescentes para que possam orientar os familiares, amigos e vizinhos a combater o mosquito Aedes aegypti, que causa dengue, zika e chikungunya.

Entre setembro e dezembro, as crianças e adolescentes foram orientados em relação à identificação e eliminação dos focos, e quanto aos sintomas de dengue, zika e chikungunya; fizeram vistorias acompanhados dos agentes da Vigilância Sanitária – devidamente uniformizados com colete, cartão de identificação, caneta e adesivo (aprovado e reprovado), que foi colado na residência conforme o resultado da vistoria; fizeram coleta de recicláveis; produziram objetos decorativos com materiais recicláveis; e montaram a Exposição de Materiais Recicláveis.

O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi concluído com a formatura do Super Agente; premiação do 1º ao 5º lugar dos 3 projetos sociais na categoria Melhor Trabalho Individual; melhor sugestão do nome do mascote (Aedes aegypti); e projeto social que apresentou as melhores atividades coletivas.

A ação está relacionada principalmente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: Saúde e Bem-Estar. Especificamente meta 3.3: Até 2030, acabar com as epidemias de doenças transmissíveis, combater as hepatites, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.

Premiação

Trabalho Trabalho Individual

1º lugar – Centro da Juventude

Anny Caroline Correoa de Oliveira

Monitora: Viviane Hort

2º lugar – Casa de Vivência

Ludimila de Freitas

Monitora: Gabriela Hessamann

3º lugar – Centro da Juventude

Jamile Vitória de Morais da Silva

Monitora: Viviane Hort

4º lugar – Casa de Vivência

Fernando Oliveira Sales

Monitora: Viviane Sales

5º lugar – Renascer

Matheus Aparecido Oliveira Pedroso

Monitora: Simone Chotti

Projetos sociais que apresentaram as melhores atividades coletivas

1º lugar – Centro da Juventude

2º lugar – Casa de Vivência

3º lugar – Renascer

Quanto ao mascote da dengue passou a chamar-se Denguinho. O nome foi sugerido por Aiko Gabriel Oliveira Inazawa, que frenquenta o projeto Renascer. 

A solenidade de formatura contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Emanuel Altomani, diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, e da presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy.

Emanuel Altomani parabenizou as responsáveis pelo Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue – Cristiane Pantaleão e Flávia Kuss, por entender que as ações de combate à dengue são referências para outros municípios, e as crianças pelo envolvimento e interesse em colaborar com a eliminação do mosquito Aedes aegypti.

Em seguida, Flávia Kuss comentou os bastidores dos projetos sociais, considerou as 300 crianças e adolescentes vencedores e agradeceu aos agentes de saúde pela colaboração.

“Confesso que estou muito feliz por concretizar mais um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. Em 2023, as ações serão retomadas com alunos da rede municipal de ensino”, avisou a presidente Gertrudes Bernardy, que ficou encantada com a Exposição de Materiais Recicláveis. “São verdadeiras obras de arte. Inclusive a população está convidada a visitar no piso superior do Centro Cultural Olívia Hauptmann”, avisou Gertrudes Bernardy.

Cristiane Pantaleão agradeceu aos agentes de endemia e monitores dos projetos sociais, e disse que o objetivo é realizar 2 formaturas do Super Agente de Combate à Dengue, em 2023, para envolver o maior número de crianças e adolescentes no combate à dengue.

“A parceria com a diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, e com vereadora Gertrudes Bernardy deu certo. Flávia Kuss é muito solícita e Gertrudes Bernardy é muito criativa – além de gostar de inovação. E, como gestora de saúde, tenho a obrigação de por em prática ações que beneficiem a população. Qual é o resultado? Ivaiporã unida contra dengue”, concluiu Cristiane Pantaleão.  

Fotos: Lúcia Lima e Júnio Koieio 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também