Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br
Acessibilidade

Agricultura

Prefeito de Ivaiporã recebe secretário de Estado da Agricultura e retroescavadeira

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Última Modificação: 24/01/2023 08:28:28 | Visualizada 106 vezes

Marcelo Reis afirmou que se tratou de uma honra receber o secretário Norberto Ortigara


Ouvir matéria

O prefeito em exercício de Ivaiporã, Marcelo Reis, e os diretores dos Departamentos de Administração e de Viação, Rodney Paiva e Ilson Gagliano, acompanharam a visita do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e do presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, que estiveram no distrito do Jacutinga, na quarta-feira, dia 18 de janeiro, a convite do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, IDR-PR e Adapar.

No distrito do Jacutinga, Norberto Ortigara e Natalino Souza visitaram a propriedade da cafeicultora Silvana Marcomini Favaro, que faz parte do grupo Mulheres do Café.  Na propriedade, localizada na comunidade Três Ranchinhos, Silvana Favaro instalou sistema de irrigação em 3 hectares de plantas de café com ajuda do Banco do Agricultor Paranaense, que foi lançado em 2021 e funciona como um programa de crédito exclusivo com juros subsidiados pelo Governo do Estado.

 

25 km de estrada rural

Marcelo Reis afirmou que se tratou de uma honra receber o secretário Norberto Ortigara e disse que a cafeicultora Silvana Favaro é uma empreendedora e defensora do grupo Mulheres do Café, que inclui os municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre e Grandes Rios e Lidianópolis.

Na ocasião, Marcelo Reis explicou ao secretário Norberto Ortigara que é necessário investir em mais 25 km de estrada rural para facilitar o acesso às propriedades e defendeu a qualidade do café produzido no Jacutinga. “O café nos orgulha. Por isso, parabenizo os agricultores e as equipes da Seab, IDR-PR e Adapar pelo apoio dado ao homem do campo”, declarou Marcelo Reis.

Norberto Ortigara e Natalino Souza também parabenizaram a cafeicultora Silvana Favaro pelo espírito empreendedor e pela visão de investimento, e enalteceram as equipes que compõem a Seab, IDR-PR e Adapar pela dedicação. “Silvana Favaro é um exemplo e precisamos incentivar mais agricultores a traçar o próprio caminho na área rural”, disse Norberto Ortigara.

Em Ivaiporã, Norberto Ortigara explicou o cenário da agricultura no Paraná e reafirmou o compromisso técnico e político do Governo do Estado, que tem como meta trabalhar em prol dos municípios, infraestruturas e das estradas rurais para fixar o homem do campo.

No pátio do IAT (Instituto Água e Terra), Norberto Ortigara entregou retroescavadeira aos municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre e Grandes Rios, e um caminhão basculante ao município de Godoy Moreira. Os municípios foram representados por vices e prefeitos.

Norberto Ortigara estava acompanhado da chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Holzmann, gerente regional do IDR-Paraná, Aline Taichi Machado, e da gerente da Unidade Regional da Adapar, Maria Andreola, respectivas equipes de trabalho e o vereador Antônio Vila Real. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

 Veja Também