Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Parcerias

Prefeito Carlos Gil integra comitiva do Governo e cumpre agenda na Coreia do Sul

Sábado, 11 de março de 2023

Última Modificação: 11/03/2023 10:12:24 | Visualizada 399 vezes

O objetivo é divulgar as potencialidades do município como prefeito.


Ouvir matéria

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, embarcou para Coreia do Sul (Seul), neste sábado, dia 11 de março, para integrar a comitiva do Governo do Estado do Paraná. São 18.516 km com tempo de voo estimado em 26h15. A Coreia do Sul é o 66º país visitado por Carlos Gil. Desta vez, com objetivo de divulgar as potencialidades do município como prefeito.

Por meio da Invest Paraná – agência de captação de negócios ligada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior pretende habilitar o Estado na venda de proteína animal ao mercado asiático e convencer empresas de outros setores para que venham ao Paraná.

A comitiva é composta pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior; secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti; presidente do Conselho de Cidades Inteligentes da Abinc, Aleksandro Montanha; e o prefeito Carlos Gil.

 

Kotra

As agendas institucionais envolvem parceria com a Embaixada do Brasil na Coreia do Sul e as agendas comerciais em parceria com a Kotra (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos da Coreia do Sul), que mantém Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Ivaiporã. 

“O município foi convidado, porque mantém Termo de Cooperação Técnica com a Kotra, que foi assinado em junho de 2022. Inclusive eu trouxe material e vídeo institucional de Ivaiporã para apresentar na Coreia do Sul – incluindo dados socioeconômicos. Portanto, é uma honra integrar a comitiva do governador Carlos Massa Ratinho Júnior com o objetivo de divulgar Ivaiporã e estabelecer negócios, por exemplo, relacionados à Incubadora Tecnológica que estamos construindo no Parque Industrial II”, explicou o prefeito Carlos Gil. Esta visita pode levar a futuras colaborações e parcerias entre Ivaiporã e a Coreia do Sul.

 

Agenda em Seul

Na terça e quarta-feira, dias 14 e 15, o Governo vai negociar a habilitação de frigoríficos com a Agência de Quarentena Animal e Vegetal da Coreia do Sul (APQA). A agenda comercial inclui tratativas com a Kotra, B2G – Agência do Governo de Aceleração de Inovações e a Dabida, que é uma empresa de soluções de robótica para educação. De acordo com a agenda da comitiva haverá um trato em Seul para trazer ao Paraná uma fábrica de tratores e uma montadora de drones agrícolas.

Os compromissos encerram na quarta-feira, dia 15, com recepção na Embaixada do Brasil em Seul e retorno na quinta-feira, dia 16.

Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a Coreia do Sul foi o 8º país que mais adquiriu produtos do Estado do Paraná, em 2022 – totalizando US$601,5 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também