Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Investimentos

Equipe da Sanepar apresenta tecnologia da Estação de Tratamento de Esgoto ao prefeito Carlos Gil e ao deputado estadual Ademar Traiano

Sexta-feira, 19 de maio de 2023

Última Modificação: 21/05/2023 14:05:54 | Visualizada 414 vezes

Segundo Carlos Gil, a ETE Pindaúva é uma das mais modernas do Paraná.


Ouvir matéria

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e o deputado estadual Ademar Traiano, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pindaúva – recentemente inaugurada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Carlos Gil e Ademar Traiano foram recebidos por gerentes e técnicos da Sanepar, que detalharam cada etapa do processo de tratamento – desde a entrada do esgoto in natura ao procedimento que irá transformar o lodo do esgoto em adubo orgânico.A Sanepar investiu R$ 51,4 milhões na construção da ETE Pindaúva e de 3 Estações Elevatórias Pindaúva, Mangueira e Pindauvinha, além da implantação de 84 quilômetros de rede coletora de esgoto. Serão atendidas, nesta etapa, cerca de 4 mil famílias. E está prevista a licitação para ampliar a rede coletora que irá atender mais 550 imóveis este ano.

Interligação

O gerente geral da Sanepar na região Nordeste, Fernando Norio, que está em exercício, informou que, nas próximas semanas, será liberada a interligação dos imóveis à rede. "A adesão é uma etapa obrigatória e os moradores de Ivaiporã terão isenção de taxa", informou Fernando Norio.

Segundo Carlos Gil, a ETE Pindaúva é uma das mais modernas do Paraná. "Com a alta tecnologia vai produzir adubo para os pequenos agricultores de Ivaiporã. É uma obra de engenharia muito bem feita", reforçou o prefeito.

Com a Estação de Tratamento de Esgoto Ivaiporã em funcionamento o município contribui para o cumprimento de várias metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São elas: 6.3 que visa melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos; 6.4 que objetiva aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e garantir retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água; 11.6 relacionada à redução do impacto ambiental negativo per capita das cidades – incluindo o fornecimento de serviços básicos, como o tratamento de resíduos.

Ademar Traiano também falou sobre o programa de uso agrícola do lodo da Sanepar. “Esta visão social do prefeito Carlos Gil e do governador Carlos Massa Ratinho Junior nos dá a certeza de que o Paraná avança cada vez mais no caminho da sustentabilidade", afirmou o deputado.

A junção de saneamento, sustentabilidade e geração de riqueza torna a Estação de Tratamento de Esgoto uma referência no Estado e um exemplo de visão do prefeito Carlos Gil, que prioriza a qualidade e promove a sustentabilidade em Ivaiporã.

A Sanepar é pioneira no Brasil em pesquisa e uso em escala do lodo na agricultura. Cerca de 400 mil toneladas de lodo foram destinadas para uso agrícola desde 2007.  Em 2022, foram destinadas 14,3 mil toneladas para 89 produtores paranaenses.

 

Obras de água

Estão programadas para o 2º semestre a licitação e o início da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Ivaiporã. A Sanepar vai implementar uma captação subterrânea, mais elevatórias, linhas de adutora, pátio de tratamento, casa de química, reservatório, entre outros equipamentos. Esta obra vai possibilitar o atendimento com água potável do parque industrial da zona sul.

 

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também