Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471-1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Viação

Prefeito Carlos Gil anuncia utilização da Patrulha Rural em mais 10 trechos de estradas em Ivaiporã

Terça-feira, 23 de maio de 2023

Última Modificação: 23/05/2023 16:24:10 | Visualizada 1369 vezes

O programa Estradas da Integração começou a ser executado na 1ª gestão Carlos Gil - 2012/2016.


Ouvir matéria

Lindeiros do município participaram da audiência pública, referente ao programa Estradas da Integração, com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal Para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região do Vale do Ivaí do Estado do Paraná, Carlos Gil, que é prefeito de Ivaiporã.

O programa Estradas da Integração, que é desenvolvido por meio do ProRural (Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural), Banco Mundial e Governo do Estado, será executado com a Patrulha Rural em 25.314 km. São 10 trechos, que incluem a Água do Triunfo x Alto São Luiz, Alto São Luiz x Alto São Luiz, Fernando x Alto São Luiz, Landinho x Alto São Luiz, Scrimin x Alto São Luiz, Tiãozinho x Alto São Luiz, Zontini x Dametto, Spiti x Água da Laranjeira x Formoso, Bairro dos Cunhas x Armazém dos Pavesi e Alcides Peruzzi x Alecrim x Água da Laranjeira.

Conforme o projeto técnico: são feitas abertura, melhoria, adequação, readequação e levantamento das estradas rurais.

 

Qualidade

A vereadora Gertrudes Bernardy afirmou que as estradas rurais precisam ser mantidas com ótima qualidade para facilitar a locomoção e o escoamento de safras, e lembrou que a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis desenvolve o trabalho de manutenção e readequação como forma de valorizar o homem do campo.

Os 10 trechos que receberão melhorias com os maquinários da Patrulha Rural foram definidos pelos Departamentos de Viação e de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã. “As estradas foram mapeadas e acredito os produtores rurais verão os resultados dos trabalhos no prazo de 6 meses”, calculou o diretor do Departamento de Viação, Ilson Gagliano.

As potencialidades dos produtores rurais e do município foram mencionadas pelo diretor do Departamento de Agricultura, Carlos Oliveira. “Sabemos que a qualidade das estradas é fundamental, porque faz parte do processo de produção agrícola. Por isso, é fundamental controlar a erosão e manter as estradas rurais bem conservadas”, referiu Carlos Oliveira.

 

Manutenção

O programa Estradas da Integração começou a ser executado na 1ª gestão Carlos Gil – 2012/2016. “Inclusive algumas estradas rurais continuam em boas condições, porque foi desenvolvido um trabalho técnico e de manutenção”, exemplificou o prefeito.

Na ocasião, Carlos Gil antecipou que foram destinados cerca de R$300 mil para o óleo diesel que será utilizado pela Patrulha Rural e pediu a colaboração dos lindeiros durante a execução das melhorias, que serão iniciadas no dia 12 de junho com término previsto para 12 de novembro.

A parte técnica do programa Estradas da Integração foi apresentada por Elias Leão, que agradeceu aos lindeiros e a chefe do Núcleo Regional da Seab, Vitória Holzmann, pela participação.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima

 Galeria de Fotos

 Veja Também