Quarta-feira, 13 de setembro de 2023
Última Modificação: 13/09/2023 11:25:46 | Visualizada 46 vezes
Este mês serão realizadas mais ações com o objetivo de ampliar o debate sobre os fatores de risco e proteção da saúde mental.
Ouvir matéria
O mês de setembro é reconhecido mundialmente como um período dedicado à conscientização sobre transtornos mentais e à prevenção do suicídio. Com o objetivo de promover a discussão e a Valorização da Vida, a coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, e a Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) realizaram uma mesa redonda com especialistas que atuam na rede de serviços de saúde pública e privada.
A abertura da mesa redonda foi feita pela coordenadora do curso de Psicologia da Fatec, Vanessa da Silva Gonçalves, que deu as boas-vindas aos profissionais convidados e aos estudantes. A coordenadora explicou que o palco do debate foi especialmente decorado com trabalhos desenvolvidos pelos pacientes do Caps e destacou a importância da Valorização da Vida.
O diretor acadêmico da Fatec, Roni Ferreira, enfatizou a relevância de discutir o tema – independentemente de campanhas. “A Fatec oferece o curso de Psicologia e considero fundamental somar experiências com profissionais da administração municipal, que contribuem com a formação dos acadêmicos. Portanto, a pandemia do coronavírus trouxe à tona a necessidade de cuidar da saúde mental de forma contínua”, opinou Roni Ferreira.
Convidados
O tema da Valorização da Vida foi abordado pelo psicólogo e pela psiquiatra do Caps, Rafael Brito e Ana Carolina Cavalcante; coordenador do Samu 192, Rubens Bressanim; e pela neurologista Amanda Letícia André, intermediado pela psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Thais Naiara de Oliveira.
A mesa redonda proporcionou um espaço de reflexão e diálogo sobre questões cruciais relacionadas à saúde mental e à prevenção do suicídio, demonstrando a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais na promoção do bem-estar da comunidade.
“A mesa redonda representou um passo significativo na direção de uma abordagem mais ampla e eficaz para abordar os desafios que envolvem a saúde mental em Ivaiporã”, declarou a coordenadora do Caps, Alana Moraes Vanzela, informando que este mês serão realizadas mais ações com o objetivo de ampliar o debate sobre os fatores de risco e proteção da saúde mental.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã realiza II Congresso do Dia da Árvore com foco na preservação ambiental
Prefeito de Ivaiporã participa da reunião do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Vale do Ivaí