Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

Parceria

Sebrae e Prefeitura de Ivaiporã planejam ações para facilitar o comércio no município

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Visualizada: 438 vezes

Durante encontro, gestores públicos, Comitê Gestor da Pequena Empresa e consultora da entidade projetaram o desenvolvimento contínuo do município por meio do programa Cidade Empreendedora


Ouvir matéria

A parceria entre os gestores públicos e entidades que fomentam o desenvolvimento tem se fortalecido a cada mandato em Ivaiporã. Por meio do programa Cidade Empreendedora, foi possível incentivar os pequenos negócios com ações práticas e que geraram resultados para a economia e o desenvolvimento da cidade. Com intenção de ampliar os resultados do programa e projetar os novos passos, Sebrae/PR, Prefeitura de Ivaiporã e Comitê da Pequena Empresa se reuniram, na quinta-feira, dia 23 de fevereiro.

O Cidade Empreendedora é realidade em Ivaiporã, há 7 anos. Desde então, muitas ações foram executadas, como a instalação de um Comitê Gestor da Lei Geral, Sala do Empreendedor e o programa de Compras Públicas.

A consultora Alyne Chicocki explicou que todas estas ações foram possíveis graças ao envolvimento de diversas instituições do município. “Caminhamos muito, solidificamos sete capítulos da Lei Geral. Porém, com este mandato do prefeito Miguel Amaral, estamos mais confiantes de que avançaremos, já que o tema da gestão dele é ‘Cidade Associativista e Empreendedora’”, explicou.

Em experiências anteriores, como presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), o prefeito Miguel Amaral acompanhou os passos anteriores do Cidade Empreendedora. “Agora, como gestor municipal, vou me empenhar ao máximo para cumprir as recomendações apresentadas pelo Sebrae. O próximo passo será a instalação da Casa do Empreendedor. Não é apenas a classe empresarial que ganha com este programa, e sim a cidade”, garantiu. 

Entre as propostas de implementação e desenvolvimento apresentadas pelo Sebrae está a potencialização da Redesimples, que funciona na cidade, mas entrará em adequações para agilizar mais o processo de abertura de empresas.

O diretor municipal de Indústria e Comércio, Marcus Wielewski, disse que esta será uma das prioridades da gestão. “Estamos cada vez mais desenvolvidos nas ações do Cidade Empreendedora e vamos trabalhar com qualidade. A nossa intenção é sermos um modelo estadual na execução na Lei Geral”, afirmou.

A consultora Alyne Chicocki detalhou a importância das compras públicas no fortalecimento dos negócios da cidade e na economia local. “De olho nestes benefícios apontamos a necessidade de instalarmos um Escritório de Compras Públicas, que irá capacitar e informar os empresários da cidade para esta oportunidade de mercado. Também pretendemos fazer um trabalho de planejamento de compras com a Prefeitura, o que proporcionará mais oportunidade de preparo e participação de micros e pequenas empresa nos processos licitatórios”, apontou.

Alyne Chicocki reforçou a necessidade de capacitar os docentes da rede de ensino para ofertar os programas de educação empreendedora em todas as escolas municipais. Outro passo previsto pela consultora para os próximos anos é o fomento do associativismo em Ivaiporã, que tem o objetivo de organizar os grupos associativos do município em prol do fortalecimento de diversos segmentos econômicos da cidade.

Rosana Pagé, que coordena a criação da Central das Associações de Ivaiporã, que irá apoiar todas as entidades associativas da cidade, contou que as ações em parceria com o Sebrae trarão organização e direcionamento para as entidades do município. “A nossa intenção é regularizar as associações, treinar as lideranças, ensinar e propagar o associativismo. O resulto que esperamos é uma classe empresarial capacitada, organizada e unida”, frisou.

“Ivaiporã é reconhecida e consolidada como um polo regional nas áreas da saúde e educação. Com estes novos projetos, o município se fortalecerá como uma economia de destaque na região, por meio de um ambiente de negócios melhor para o empreendedorismo e associativismo. Juntos, Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, poderão impulsionar o desenvolvimento da cidade”, completou a consultora Alyne Chicocki.

 

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora do Sebrae/PR promove o desenvolvimento social e econômico dos municípios por meio do fortalecimento das atividades de micro e pequenas empresas. Trata-se de uma ferramenta que auxilia os prefeitos eleitos nas gestões. A iniciativa tem duração de 3 anos e orienta prefeitos e equipes na implantação dos capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresas.

Entre as soluções desenvolvidas estão a capacitação para agentes de desenvolvimento, simplificação de procedimentos para a criação de empresas, formação de Comitê Gestor Municipal, planejamento com base nos indicadores locais, preparação da equipe de compras da prefeitura para dar prioridade aos pequenos negócios e muitas outras iniciativas que atribuem o tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios.

O Sebrae também promove treinamentos para gestores, lideranças e agentes de atendimento locais, disponibiliza ferramentas de gestão e acompanha o processo de planejamento e definição de estratégias para que os resultados obtidos sejam os mais rápidos e duradouros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae/Camila Cabau

Samuel Pereira, Carlos Batista e Lígia Belcamino Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Legenda: Samuel Pereira, Carlos Batista e Lígia Belcamino

 Galeria de Fotos

 Veja Também