Quinta-feira, 30 de março de 2017
Visualizada: 403 vezes
As palestras foram ministradas, na quinta-feira, dia 30 de março, no Centro Cultural Melhor Idade
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã promoveu duas palestras subordinadas aos temas “Mercado de Flores no Brasil – oportunidades e investimentos”, ministrada pelo consultor de negócios Marcus Sabatini, e “Flores e Plantas Ornamentais”, conduzida pela engenheira agrônoma e docente do Campus do IFPR de Ivaiporã, Vanessa Stegani.
As palestras foram ministradas, na quinta-feira, dia 30 de março, no Centro Cultural Melhor Idade. Tratou-se de uma iniciativa da Prefeitura de Ivaiporã, realizada por meio do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, com apoio da Emater, Sebrae, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Sindicato do Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sistema Faep.
Vanessa Stegani focou as flores mais comercializadas de corte e de vasos, e assegurou que o mercado de flores no Paraná é bastante forte e permanece em crescimento – independente de crise financeira.
“Pequenas áreas são suficientes para produzir flores e o giro é rápido. Outra vantagem é que a colheita pode ser feita em 30 dias”, exemplificou engenheira agrônoma, que falou especialmente para os produtores da agricultura familiar. Segundo Vanessa Stegani, uma das vantagens da estufa é que as flores podem ser produzidas e cultivadas em qualquer época do ano.
Para Marcus Sabatini, o mercado de flores no Brasil é uma oportunidade de negócios. “O mercado de flores continua crescendo e sempre há espaço para quem quer trabalhar. Inclusive, há mais de 20 mil floriculturas no Brasil, além de mercados que comercializam”, disse o consultor de negócios, informando que o Estado do Paraná produz 16% de flores – se comparados ao país.
Incentivo
Marcus Wielewski, diretor do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, disse que há pequenos produtores de flores no município, os quais precisam de incentivo para comercializar, uma vez que gera renda e desenvolvimento econômico.
Segundo Marcus Wielewski, o setor conta com o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Agricultura.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
PAV da Receita Federal em Ivaiporã supera 21 mil atendimentos em 2025