Quinta-feira, 06 de abril de 2017
Visualizada: 1594 vezes
A palestra foi ministrada, na quinta-feira, dia 6 de abril, no Departamento Municipal de Meio Ambiente, que fica anexo ao Lago Ambiental Jardim Botânico
Ouvir matéria
A médica veterinária Marcelle Mareze ministrou a palestra: “Doenças Sinalizadoras de Fragilidades Socioeconômicas e Ambientais num contexto espacial – exemplo de um município na região Norte central do Paraná”.
A palestra foi ministrada, na quinta-feira, dia 6 de abril, no Departamento Municipal de Meio Ambiente, que fica anexo ao Lago Ambiental Jardim Botânico, onde marcaram presença técnicos da área ambiental. A UEL (Universidade Estadual de Londrina) também foi parceira da iniciativa, por meio do programa Ação Extensionista: educação em saúde – uma forma de prevenção e promoção da saúde no município de Ivaiporã.
Segundo Jayme Ayres, a palestra integra uma série de ações ligadas ao programa Consciência Ambiental, que será lançado, em maio, em Ivaiporã. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e demais departamentos municipais. Como o programa abrange a educação ambiental formal e não formal no município de Ivaiporã, Marcelle Mareze foi convidada para conscientizar os técnicos acerca das zoonoses, uma vez que eles mantêm contato diário com a população. Dessa forma, podem passar orientações para evitar doença, tais como leptospirose, toxoplasmose, dengue, zika vírus, chikungunya,
O programa Consciência Ambiental também abordará assuntos, tais como lixo, reciclagem de lixo, cuidado com patrimônio público, bens naturais do município, conscientização quanto à limpeza e saúde ambiental.
“Parte das doenças é de origem genética – quando se herda de familiares. Mas a maioria é ambiental. Ou seja, quando o ambiente encontra-se desequilibrado podem surgir doenças por meio de vetores”, disse Jayme Ayres, citando exemplo de um espaço sujo onde os ratos podem transmitir leptospirose, causada por uma bactéria presente na urina de ratos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
PAV da Receita Federal em Ivaiporã supera 21 mil atendimentos em 2025