Quarta-feira, 10 de maio de 2017
Visualizada: 1757 vezes
A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, iniciou agradecendo ao prefeito Miguel Amaral pelo apoio às iniciativas
Ouvir matéria
O Departamento Municipal de Assistência Social de Ivaiporã promoveu a reunião do Foreas (Fórum Regional de Assistência Social), envolvendo 19 municípios – incluindo gestores, técnicos, conselheiros governamentais e não governamentais, conselheiros tutelares e aqueles que trabalham na área da Assistência Social.
A reunião aconteceu, na quinta-feira, dia 4 de maio, no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, onde houve uma palestra e apresentação sobre o “Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, ministradas pela pedagoga Cláudia Bonete e pela psicóloga Rafaela Ferencze, que vieram da cidade de Irati/PR.
A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, iniciou agradecendo ao prefeito Miguel Amaral pelo apoio às iniciativas relacionadas ao tema e dando as boas-vindas ao público-alvo. Em seguida, passou a palavra à coordenadora do Foreas, Verônica Vieira, que reside em Arapuã.
Verônica Vieira explicou que foram convidadas Cláudia Bonete e Rafaela Ferencze especialmente para apresentar a peça “Pesadelo” e debater sobre o “Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
A peça foi escrita por Cláudia Bonete, que trabalhou 10 anos no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Irati, atendendo crianças vítimas de violência sexual. A peça aborda uma criança que é abusada sexualmente em casa, onde fica no quarto sabendo que o abusador irá retornar.
A psicóloga Rafaela Ferencze lembra que, em caso de suspeita de abuso sexual, os órgãos competentes devem ser alertados, enquanto a pedagoga Cláudia Bonete explicou que escreveu a peça para retratar a angustia da criança vitima de abuso. “Durante os meus anos de experiência me deparei com vários casos de crianças abusadas a partir dos 4 anos”, lamentou Cláudia Bonete, que escreveu o livro “Chapeuzinho Cor-de-Rosa e a Astúcia do Lobo Mau”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
PAV da Receita Federal em Ivaiporã supera 21 mil atendimentos em 2025