Quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Visualizada: 619 vezes
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã realiza o I Seminário Intermunicipal de Educação, entre os dias 28 e 30 de agosto, no Cine Ivaiporã, onde é debatido o tema: “Pensar em Educação é Garantir a Qualidade”. A organização é do Departamento Municipal de Educação.
A abertura aconteceu, na segunda-feira, dia 28, quando o prefeito Miguel Amaral deu as boas-vindas aos professores dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação, após apresentação da orquestra Aprender em Acordes, que é formada por pais de alunos – violeiros da região; e do grupo de música Vozes da Educação, formado por professores, interpretou as canções “Aleluia” e “Um Bom Professor”.
Miguel Amaral agradeceu à diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, e parabenizou a equipe organizadora pelo trabalho desenvolvido, defendendo que é preciso trabalhar e investir na educação para garantir um ensino de qualidade.
Em seguida, a presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Marli Regina Fernandes da Silva, explicou que, por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências e lembrou que a Undime defende o financiamento da educação para os municípios.
A família e a escola
Quem desmistificou a ideia que o Brasil é o país do futuro foi o professor Nailor Marques Jr, defendendo a “Educação Para o Hoje”. Conforme lembrou o palestrante, o futuro começou há muito tempo. “Com o discurso que o Brasil é o país do futuro, a escola foi desconectada da realidade. Ou seja, o Brasil gira numa rotação e a escola em outra rotatividade. Nesse caso, o descompasso entre o que acontece na escola e na vida real é muito grande – especialmente no que diz respeito a novas tecnologias”, analisou Nailor Marques Jr.
Para o professor, o resultado da educação depende daquilo que a família e a escola ensinam. “A família precisa entender que o filho é dela. Isto é, a grande responsabilidade da criança é da família e independe da idade. Mas vivemos num país onde as pessoas têm muitos direitos. No entanto, elas não estão preparadas para exercer direitos precisa cumprir.
Na terça-feira, dia 29, o I Seminário Intermunicipal de Educação iniciou com Momento Cultural e posteriormente a professora da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Andressa Santos, falou sobre “Relacionamento Interpessoal”.
A programação incluiu palestras com o professor da Fatec, Ângelo Torres, que falou acerca da “Neurociência”. Para explicar a “Linguagem Oral e a Aproximação da Linguagem Escrita na Educação Infantil – povoando a mente infantil com a inserção de contos, músicas e brincadeiras” foi convidada a professora da Faculdade São Braz, Regina Shudo. O evento também contou com o Clube da Leitura/Sesc.
Dia 30 de agosto
Nesta quarta-feira, dia 30, o I Seminário Intermunicipal de Educação iniciará, às 08h00, com Momento Cultural e palestra com o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Anselmo Alexandre Mendes, que irá explicar a “Arte de Ser Professor - Impacto da Ludicidade na Práxis”. Às 10h00, será servido coffee break, seguido de Momento Cultural. Às 10h25, a professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Sônia Maria da Costa Mendes, abordará as “Tecnologias, Educação e Desafios”, concluindo os trabalhos do período da manhã por volta das 12h00.
Às 13h30, haverá Momento Cultural e palestra sobre “Inclusão” apresentada pelo professor do Sistema Name (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados), Murilo Conceição Cunha. Às 15h30, retorno das atividades e, às 17h00, Momento de Relaxamento pelo Sesc, concluindo o I Seminário Intermunicipal de Educação às 17h30.
A diretora do Departamento Municipal de Educação, Rose Sirço, explicou que, há muitos anos, não é promovido Seminário de Educação. “Por isso, retomamos a atividade por consideramos importante capacitar os professores do município e dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação”, explicou Rose Sirço.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã realiza matinê de Carnaval para crianças
Secretaria de Cultura realiza eleição do Conselho Municipal de Cultura de Ivaiporã
Ivaiporã é a segunda cidade do Vale do Ivaí que mais gerou empregos em 2025