Rua Rio Grande do Norte, 1000 | (43) 3471 1950 | 0800-649-3472 | administracao@ivaipora.pr.gov.br

163 jovens

Junta de Ivaiporã realiza cerimônia de entrega dos certificados de dispensa do Serviço Militar

Quarta-feira, 04 de outubro de 2017

Visualizada: 1298 vezes

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, tomou posse como presidente da Junta Militar


Ouvir matéria

Na sexta-feira, dia 29 de setembro, foi realizada em Ivaiporã a cerimônia de entrega dos certificados de dispensa do Serviço Militar. A solenidade foi promovida pela Junta de Serviço Militar de Ivaiporã, no estacionamento da Prefeitura, devido ao mau tempo, e reuniu 163 jovens nascidos em 1999.

Durante a cerimônia, foi realizado o juramento à Bandeira Nacional, como prova de fidelidade à Pátria e à Constituição Federal, e entregue o documento de reservista.

A solenidade foi autorizada pelo capitão Paulo de Medeiros Camacho, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Apucarana – Seção de Serviço Militar Regional da 5ª Regional Militar.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, que tomou posse como presidente da Junta Militar, agradeceu a participação das autoridades e defendeu a importância da prestação do Serviço Militar. “O Exército Brasileiro é modelo de disciplina, por isso, o Brasil deveria investir mais em cidadania e no amor à Pátria”, defendeu Miguel Amaral, que aconselhou os jovens dispensados a honrar os pais.  

O trabalho desenvolvido pela secretária da 244ª Junta do Serviço Militar de Ivaiporã, Lúcia Dias, foi reconhecido prefeito Miguel Amaral e pelo 1º tenente Gerson Ferreira Leite, que considerou exemplar para as demais juntas do Serviço Militar da região. 

Convidado a usar da palavra, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ivaiporã, Jair Burato, lembrou aos jovens que eles têm direitos e deveres em casa, escola e na sociedade. “Estudem, se profissionalizem e participem do desenvolvimento do município. Não esperem o futuro e comecem a planejar a própria vida”, aconselhou Jair Burato.

Em seguida, o 1º tenente Gerson Ferreira Leite, que é delegado do Serviço Militar do 30º Batalhão da Infantaria Mecanizada, parabenizou os jovens e reforçou que o ato solene é o compromisso com a Bandeira Nacional. “O Serviço Militar é a maior expressão de valor da nacionalidade brasileira, e não seria uma instituição de sucesso sem apoio do Ministério da Defesa e das prefeituras municipais. Por isso, agradeço ao prefeito de Miguel Amaral, porque a Junta do Serviço Militar de Ivaiporã é modelo para os 186 municípios que coordenamos em Apucarana”, reconheceu Gerson Leite.

Após a dispensa do Serviço Militar, os jovens estão aptos a realizar diversas atividades, como prestar concurso público, tirar Passaporte, ser matriculado em universidade, entre outros direitos.

A cerimônia contou também com a presença do vice-prefeito de Ivaiporã, Ilson Gagliano; diretores dos Departamentos Municipais de Planejamento, Agricultura e Esporte, Carine Silva, Adir Salla e Jayme Sacco; e representantes da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima

 Veja Também