Quarta-feira, 04 de outubro de 2017
Visualizada: 600 vezes
Os prefeitos de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã, Deodato Mathias, Augusto Cicatto e Miguel Amaral, foram unânimes ao defender que é preciso oferecer educação de qualidade
Ouvir matéria
Os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã promoveram o “I Seminário de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME)”, na quinta-feira, dia 28 de setembro, no Cine Ivaiporã.
A abertura contou com a participação do projeto Alegria de Viver com Cidadania, que veio do município de Arapuã. As crianças e adolescentes cantaram a música “Vamos Construir” e, em seguida, o músico Pedro Bernardy executou o Hino Nacional Brasileiro.
De acordo com o municípios organizadores, a elaboração coletiva do Plano Municipal de Educação configura – após a publicação da Emenda Constitucional 59/2009 e do Plano Nacional de Educação 2014-2025 – um processo de análise e entendimento das necessidades de cada nível e de cada etapa da educação, que atendam as expectativas da sociedade e dos cidadãos, aos quais o direito à educação de qualidade social deve ser garantido.
Em Ivaiporã, segundo a organização do evento, há um déficit significativos de pessoas fora da escola, além daquelas que não tiveram acesso na idade própria à educação escolar e continuam à margem desse processo. Os índices de pessoas não alfabetizadas ou analfabetas funcionais são elevados, o que demanda a implantação de políticas públicas mais eficazes e adequadas às especificidades dessa população.
Nesse sentido, Ivaiporã debateu o PME 2015-2025 com 20 metas e estratégias alinhadas ao Plano Nacional da Educação, visando estabelecer uma agenda de compromisso ligados à educação.
O coordenador da Rede de Assistência Técnica para Avaliação e Monitoramento dos Planos de Educação do Paraná /2017, Maurício Pastor dos Santos, abordou o tema central e apresentou dados relacionados à educação no Paraná e no Brasil. “O I Seminário de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação foi muito bem organizado, e culmina na sequência de atividades que o Núcleo Regional de Educação vem promovendo, graças ao empenho da chefe Sandra Bueno”, disse Maurício Santos.
Os prefeitos de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã, Deodato Mathias, Augusto Cicatto e Miguel Amaral, foram unânimes ao defender que é preciso oferecer educação de qualidade e pensar de forma coletiva em prol da população dos 14 municípios jurisdicionados ao NRE de Ivaiporã.
Encerrando o “I Seminário de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação”, a diretora do Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã, Rose Sirço, e a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã, Sandra Bueno, agradeceram as equipes envolvidas na organização do I Seminário de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, bem como aos alunos do Colégio Estadual Barbosa Ferraz pela presença. Em seguida, foi apresentado o Processo de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação dos Municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã.
Lideranças compõem mesa de honra
A mesa de honra foi composta pelos diretores dos Departamentos Municipais de Educação de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã, Fernanda Carvalho Mathias, Valdir Prachum e Rose Sirço; avaliadora e coordenadora técnica do monitoramento dos Planos Municipais de Educação, Dircéia Portela; chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã, Sandra Bueno; coordenador da Rede de Assistência Técnica para Avaliação e Monitoramento dos Planos de Educação do Paraná/2017, Maurício Pastor dos Santos; presidentes das Câmaras de Vereadores de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã, Antenor Brisola, José Aparecido de Oliveira e Nando Dorta; e pelos prefeitos de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã, Deodato Mathias, Augusto Cicatto e Miguel Amaral.
O evento contou com a presença de diretores de escolas dos Departamentos de Educação dos 14 municípios que fazem parte do NRE de Ivaiporã.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã/Lúcia Lima
PAV da Receita Federal em Ivaiporã supera 21 mil atendimentos em 2025