Quinta-feira, 16 de maio de 2019
Visualizada: 1093 vezes
O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e a coordenadora municipal de Imunização, Nilza Fernandes, informam que sintomas costumam surgir após um período de incubação de 3 a 6 dias
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Saúde, orienta medidas de higiene para evitar a doença mão-pé-boca. Trata-se de uma infecção viral contagiosa, que é causada pelo enterovírus (Coxsackie A). São atacadas principalmente crianças com menos de 5 anos e se caracteriza por lesões na cavidade oral e erupções nas mãos e pés.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e a coordenadora municipal de Imunização, Nilza Fernandes, os sintomas costumam surgir após um período de incubação de 3 a 6 dias. Por isso, os pais devem ficar alerta com o surgimento de febre, mal estar e perda de apetite.
Para evitar a doença é necessário intensificar as medidas de higiene: lavar as mãos; higienizar as superfícies e os brinquedos; e impedir o compartilhamento de chupetas, mamadeiras, talheres e copos. Além disso, é preciso se afastar das pessoas doentes (escola ou do trabalho) enquanto permanecer os sintomas (geralmente 5 a 7 dias após início dos sintomas). Apesar da síndrome mão-pé-boca não ser de notificação obrigatória, a ocorrência de 2 ou mais casos devem ser notificados como surto.
A doença se manifesta com lesões da boca, como pontos avermelhados, pequenas bolhas ou úlceras dolorosas na língua, no palato e nas partes internas dos lábios e bochechas. Após o surgimento das lesões da boca, começam a aparecer lesões na palma das mãos e na planta dos pés. Ou seja, pequenas bolhas, com um halo avermelhado ao redor. Também pode haver lesões em nádegas, coxas, braços, tronco e face.
No entanto, nem todas as pessoas infectadas desenvolvem o quadro clínico completo da doença. Isto é, podem ocorrer apenas lesões na boca e palma das mãos. Na maioria dos casos, a doença evolui de forma benigna e com cura espontânea após 7 a 10 dias.
A transmissão do vírus por contato direto com secreções das vias respiratórias – saliva, por exemplo –, secreções das lesões das mãos e dos pés, fezes das pessoas infectadas, ou por contato com brinquedos ou objetos contaminados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Prefeitura de Ivaiporã homologa lista de 22 artistas que irão se apresentar no 27º Fevanoi
Prefeitura de Ivaiporã notifica empresa Face Card por atraso em repasses do Cartão Alimentação