Quinta-feira, 07 de janeiro de 2021
Última Modificação: 25/01/2021 14:43:46 | Visualizada 3259 vezes
"O objetivo é que as equipes de saúde trabalhem de maneira técnica", informou o prefeito Carlos Gil
Ouvir matéria
Cumprindo uma das propostas da gestão 2021/2024 referentes às melhorias na saúde, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e o vice-prefeito Marcelo Reis apresentaram a diretora Cristiane Pantaleão, na quarta-feira, dia 6 de janeiro, no salão nobre, onde foi explicada a metodologia de trabalho e anunciadas melhorias para atender à população.
Cerca de 200 funcionários do Departamento Municipal de Saúde, divididos nos períodos da manhã e tarde, se inteiraram das estruturas disponíveis e foram informados acerca do que precisa melhorar. Segundo Cristiane Pantaleão, que foi secretária de Saúde de Ubiratã – por 12 anos, o futuro da saúde de Ivaiporã depende do esforço de cada servidor, que se mostrou disposto a se dedicar.
Durante coletiva de imprensa o prefeito Carlos Gil informou que as mudanças iniciam na Atenção Básica à Saúde com organização e ampliação dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); disponibilidade de dentistas nas UBS; mutirão de cadastro da população – com UBS de referência conforme a área onde reside, uma vez que será necessário quando a vacina do coronavírus (Covid-19) for liberada; implantação do programa Saúde na Hora, que terá horário diferenciado no Centro de Saúde – entre as 07h00 e 19h00; aumento do número de procedimentos realizados nas UBS; e mutirão de consultas e exames.
“A população precisa ser atendida mais próxima da residência, que é a UBS. Inclusive com atendimento odontológico para que a população tenha acesso à saúde bucal”, defendeu Cristiane Pantaleão, que visitará as UBS, nesta quinta-feira, dia 7 de janeiro, com o objetivo de verificar quais equipamentos são necessários licitar e os respectivos recursos.
O mutirão de cadastramento da população iniciou, semana passada, quando as equipes de saúde passaram a orientar a população quanto aos perigos do Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e chikungunya.
No que se refere ao mutirão de consultas e exames Cristiane Pantaleão procurou o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã para ver a possibilidade de aumentar o número de liberação. “As equipes de saúde precisam me apresentar quais pacientes têm mais urgência, porque o objetivo é liberar as consultas e exames no final deste mês. Afinal, a fila de espera tem 6.700 pacientes”, informou Cristiane Pantaleão.
Outra medida anunciada foi a abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde passará a atender 24h. Ou seja, o atendimento 24h que é prestado no Hospital Municipal passará a ser feito na UPA que está melhor estruturada e dispõe de mais espaço. “Acredito que o atendimento 24h na UPA inicie em fevereiro. Nesse caso, o Centro de Triagem Coronavírus permanecerá, porque a UPA é grande e os atendimentos serão feitos em espaços diferentes por equipes distintas. Além disso, com as UBS estruturadas a procura pelo atendimento 24h na UPA será baixo”, esclareceu Cristiane Pantaleão.
No Hospital Municipal serão mantidos os internamentos encaminhados pela UPA, partos, cesáreas e cirurgias de média complexidade – além do atendimento do Samu 192. Na UPA serão feitos os atendimentos de urgência, tais como casos de febre alta, acidentados ou infartos.
Carlos Gil
O prefeito Carlos Gil comentou que 90% da população não está satisfeita com os serviços de saúde. Por isso, convidou Cristiane Pantaleão para provocar mudanças e atender melhor a população. “O objetivo é que as equipes de saúde trabalhem de maneira técnica. Por isso, nos reunimos várias vezes, antes da posse, para propor mudanças significativas. Mas nos deem a oportunidade. Vamos nos empenhar, porque as mudanças serão benéficas para as equipes de saúde e a população”, pediu o prefeito.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã
Vigilância Ambiental de Ivaiporã aplicará fumacê no combate ao mosquito da dengue
Prefeitos da região aprovam proposta de construção da base do Samu 192 em Ivaiporã
Esporte, saúde e premiações marcam o 2º Festival de Outono no Parque Jardim Botânico